Conheça melhor:
Zé Maria
(N. 18 abril, 1988)O Fado está no sangue de Zé Maria. Melodioso e bem timbrado, simultaneamente atual e evocativo de uma tradição. Versátil e fiel à verdade das palavras que canta.
José Maria Souto de Moura nasceu em Lisboa, em 1988, numa família onde desde cedo teve contacto com o Fado e com as Artes plásticas, que vieram a tornar-se nele duas expressões de uma mesma sensibilidade artística.
Começou por cantar em algumas casas de Fado da capital, no tempo em que estudava Arquitetura e Ilustração. Após um ano em São Tomé e Príncipe numa ONG, regressou a Lisboa, retomando a atividade artística como pintor e como fadista. Nas casas de Fado foi amadurecendo e dando a conhecer o seu Fado. Realizou também diversas exposições individuais de pintura, e conta com uma série de títulos publicados, enquanto ilustrador.
Em 2017, reafirmando a sua vocação fadista, começa a cantar regularmente em casas de Fado e eventos, atuando em casas como a Mesa de Frades, o Clube de Fado, o Senhor Vinho, a Parreirinha de Alfama, ou o Fado ao Carmo, e nos concertos do Real Fado. Participou no Festival Caixa Alfama, Santa Casa Alfama e Montepio Fado Cascais. Em 2021 passa a integrar o elenco do Clube de Fado.
Em 2022 lança o seu disco de estreia – “Zé Maria” - com o selo de qualidade da Museu do Fado Discos, apresentado no ciclo Há Fado no Cais, no Centro Cultural de Belém.
Fonte:
Fados Fora de Portas