Conheça melhor:
Teresinha Landeiro
(N. 6 março, 1996)Teresinha Landeiro quer marcar de forma vincada o seu fado.
Aos 12 anos recebeu, de uma amiga da mãe, uma prenda de aniversário muito particular: uma ida a uma casa de fado. É desde esse momento que Teresinha se apaixona pelo Fado e por cantar em Português.
Desse amor, nasceu "Namoro" (Sony), o disco de estreia de Teresinha, lançado em 2018 e produzido por Pedro de Castro, seu mentor. Das onze faixas, Teresinha recria temas incontornáveis, como "Noite de Santo António" e assina alguns dos poemas. Este gosto pela escrita foi, segundo a própria, a maneira que encontrou de cantar poemas que fossem apropriados para a sua tenra idade.
Previamente, já havia colaborado no disco "Urbanas - live in studio", produzido por Diogo Clemente, que contou com nomes como Carolina, Maria Emília Reis, Sara Correia, Tânia Oleiro e Vanessa Alves.
Ainda é na "Mesa de Frades" (Alfama, Lisboa) que continua como ponto de partida para construção de um currículo invejável apesar de muito jovem. O Centro Cultural de Belém e o Capitólio (Lisboa) assim como a Casa da Música (Porto) já receberam a jovem fadista e compositora, bem como eventos como Festival Caixa Alfama, EDP Fado Cafe NOS Alive e até a internacionalização no Festival de Fado em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Sevilha (Espanha).
Em 2021, volvidos três anos do seu primeiro disco, Teresinha apresenta o novo álbum, "Agora" (Sony), que inclui música de autoria da própria Teresinha Landeiro, revelando um fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista. Neste disco, a fadista revela maturidade e respeito pelo Fado, fundindo-o com outros géneros musicais mas sem nunca deturpar a sua verdadeira essência.
Em 2022 encetou uma rúbrica no seu instagram que foi um sucesso: "Alguidar de Palavras". Consistia em convidar personalidades para escolherem uma palavra, e com essa mesma palavra, Teresinha Landeiro construía espontaneamente um texto original para fado.
Em 2023, estreou-se no palco do Festival da Canção, como autora e intérprete, com a canção "Enquanto é Tempo".
A sua autenticidade aliada a uma qualidade vocal inquestionável tem levado Teresinha Landeiro a comunicar com vários públicos e a trazer público jovem para o seu Fado e para os seus concertos.
Em 2024 lança um novo álbum - "Para Dançar e para Chorar" - muito bem recebido desde o início, tendo esgotado salas em vários pontos do país.
Fonte:
Arruada
https://observador.pt/2018/06/26/fadista-teresinha-landeiro-estreia-se-em-disco-com-namoro/