Conheça melhor:
Tiago Torres da Silva
(N. 29 dezembro, 1969)Tiago Torres da Silva, nasceu a 29 de dezembro de 1969 em Lisboa. É escritor, poeta, letrista, encenador e produtor.
Apesar da sua formação na área da Engenharia Zootécnica, tem dedicado a sua vida ao teatro e à música. Iniciou o seu percurso no teatro como assistente de encenação de João Lourenço, participando em peças como “As Presidentes” ou “Fernando Krapp Escreveu-me Esta Carta”.
Em 1997, estreia-se como autor no teatro, com a peça “Alguém me Sabe Dizer se Estou Vivo!?”, no Teatro Nacional D. Maria II e desde então somam-se participações em várias peças de referência como autor e encenador nos mais conceituados teatros em Portugal e no Brasil.
No universo musical, Tiago Torres da Silva evidencia-se como um dos mais profícuos e versáteis letristas portugueses. “A Ilha”, poema que escreveu para a fadista que mais admirava, Tereza Tarouca, marca o início do seu trajecto artístico no Fado. A partir desse momento simbólico, a sua presença nos repertórios poéticos do Fado tem sido uma constante, acumulando, por vezes, essa função com a de produtor musical. Já escreveu para nomes como Celeste Rodrigues, Beatriz da Conceição, Carminho, Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Joana Amendoeira, Gisela João, Marco Rodrigues, Mafalda Arnauth, António Pinto Basto, Rodrigo Costa Félix, entre muitos outros.
Não obstante esta sua ligação afectiva ao Fado, a sua versatilidade enquanto letrista fá-lo sentir-se igualmente confortável a escrever para artistas de outros géneros musicais, desde a música ligeira, à pop, passando pela revista e pelas marchas populares, sem esquecer o universo do Festival da Canção. Tiago Torres da Silva já assinou vários poemas interpretados por destacados artistas portugueses, nomeadamente Simone de Oliveira, Anabela, Adelaide Ferreira, Lara Li, Dulce Pontes, Teresa Salgueiro, Manuela Azevedo ou Marisa Liz.
Melómano e admirador confesso da música e da literatura brasileiras, fez também deste universo artístico a sua casa. Elba Ramalho, Olivia Byington, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Daniela Mercury ou Maria Bethânia, são alguns dos nomes maiores da música brasileira que já deram expressão à sua poesia.
Tiago Torres da Silva tem extensa obra publicada. É autor dos livros “Ponto de Partida” (1990), “É o Mar, Alfonsina, É o Mar” (1999), “Um S a Mais” (1999), “Minha Querida Televisão” (2001), “Não Digas Nada” (2002), “Timbó - As Aventuras de um Português no Brasil” (2006) e “Dez Cartas para Al Berto” (2007). Foi também colaborador de várias publicações, como o Jornal de Letras ou O Comércio do Porto.
Destaca-se ainda a sua participação no projecto “Brincar aos Fados” (2017) como letrista e posteriormente como coautor, com Rodrigo Costa Félix, da edição “Brincar aos Fados Amália” (2022).
Entrevista com Mário Figueiredo no programa Autores,
https://bolsadasartes.pt/criar-lusofonia/tiago-torres-da-silva/