Conheça melhor:
Sandra Correia
(N. 25 agosto, 1973)Sandra Correia nasceu em Santa Maria da Feira, a 25 de Agosto de 1973. O pai, músico, incutiu-lhe desde cedo o interesse pela música, com particular predileção pelo Fado. Com 11 anos, Sandra já cantava para algumas plateias, profissionalizando-se aos 16 anos de idade.
Em 2009, aceitou o convite para fazer parte do elenco da casa de Fados “Janelas do Fado”, no Porto e, posteriormente, “O Fado”, em Londres.
A carreira de Sandra pauta-se pela participação em vários espectáculos, enchendo salas pelo país inteiro e no estrangeiro. De 2010 a 2013, integrou o elenco do espectáculo “Fado in Porto” e, no ano seguinte, rumou a Lisboa para tornar-se fadista residente do “Clube de Fado”, em Alfama, onde permaneceu durante sete anos. Actou nas mais variadas salas de espectáculo e centros culturais do país e, no estrangeiro, deu concertos em Espanha (Fundação Afonso Henriques, Zamora; Palácio Ferrera, Ávila; Teatro Salon, Santiago de Compostela); França (La Plêiade; Teatro Vaugarny; La Touline; Le Palais); Áustria (Metropol, Viena; Treibhaus, Innsbruck; Europark, Salzburg; Orpheum, Graz; Spielboden, Dornbirn); Marrocos (Bibliothèque Nationale, Rabat; Palais Bahia, Marrakech); Israel (Auditório Recanati e Auditório Einav, Tel Aviv).
Para além disso, apresentou-se em nome individual em inúmeros festivais de música, como o Felicja Blumental International Music Festival 2015 (Tel Aviv, Israel); Caixa Ribeira (Porto, 2015 e 2016); XV Festival de Música de la vila de Rialp 2015 (Catalunha); Festival International des Cordes Pincées, Rabat 2016 (Marrocos); Womex 2016; Folk Holidays Festival 2017 (República Tcheca) e Caixa Alfama (Lisboa, 2017).
A veia comunicativa e artística de Sandra passa, não só pelo Fado, mas também pela rádio, onde fez, na Águia Azul FM, um programa para crianças, passando depois a assegurar o horário das manhãs. Para além disso, participou como atriz nos filmes “Akasha” e “Madness”.
Sandra conta já com três discos gravados: “Ao vivo”, de 2012, “Perspectiva”, lançado em 2015 e “Aqui existo”, de 2018. Todos eles contam com repertórios maioritariamente feitos de temas originais.
Após dezenas de concertos e muita estrada percorrida, Sandra Correia decidiu abrir a sua própria casa de fados em 2021, o Fado Português. Situada em Vila Nova de Gaia, com vista privilegiada para o Porto, Sandra criou neste espaço a sua zona de conforto, onde pode emocionar todos os que por ela passam com a sua voz e interpretação.
Fonte:
João Menezes