Conheça melhor:
Florinda Maria
(N. 25 julho, 1937)Florinda Maria nasce em Lisboa, na freguesia do Alto do Pina e aos 10 anos vai viver para Almada. Incentivada pelos vizinhos e graças à sua voz, Florinda começa a cantar todos os domingos no "Retiro do Pancão", local de encontro pautado pela variedade artística.
Na "Nau Catrineta", em Alfama, ensaia aquilo que viria a ser uma grande carreira profissional.
Em Julho de 1955, no Salão Luso e apadrinhada por Anita Guerreiro, Florinda Maria ganha ex-aequo com Julieta Estrela, o concurso "Rainha das Cantadeiras", na vertente "dicção e casticismo", organizado pelo jornal "A Voz de Portugal":. Após esta vitória Florinda estreia-se profissionalmente no elenco do "Café Luso" tendo sido novamente apadrinhada, no caso, por Isabel de Oliveira. Mais tarde actua no "Luso", "Adega Mesquita", "Lisboa à Noite", seguindo-se "A Severa", "A Tipóia", "Solar da Hermínia”, terminando o seu notável percurso artístico na "Adega do Machado".
Em paralelo Florinda apresentou-se também no estrangeiro nomeadamente em Espanha, na América e em Inglaterra.
Florinda Maria grava para as editoras Alvorada, Rapsódia e participa em alguns programas de televisão com Artur Pereira.
Parte do seu repertório foi escrito por grandes referências, destaque para Linhares Barbosa e Carlos Conde.
Com a morte do seu marido Florinda Maria decide retirar-se da vida artística embora continue a visitar os velhos amigos.
Fonte:
"A Voz de Portugal" de 15 Maio de 1955
"A Voz de Portugal" de 23 de Junho de 1955
"A Voz de Portugal" de 31 de Julho de 1955
Florinda Maria, s/d.
Florinda Maria, s/d.
Florinda Maria e Amália Rodrigues, s/d.
-
O Meu Desejo Florinda Maria (Florbela Espanca / Florinda Maria)