Conheça melhor:
Ana Margarida Prado
(N. 9 junho, 1983)Ana Margarida Prado nasceu a 9 de Junho de 1983, em Oliveira de Azeméis. Em pequena, a sua mãe passou-lhe o gosto pelo fado, tendo estudado piano e música clássica dos 6 aos 18 anos. Passava horas a cantar, com a sua mãe e irmã, os fados de Teresa Tarouca, Teresa Silva Carvalho, Maria da Fé e Amália, quer fosse pela casa, quer a caminho da cidade da Guarda, terra de sua mãe. Estas memórias musicais são das mais ricas e importantes que Ana Margarida Prado guarda até hoje.
Ao longo do seu percurso académico, principalmente na universidade, descobriu o Teatro Musical e as músicas do mundo e integrou o elenco de várias peças e espectáculos musicais como o concerto multimédia “Bach2Cage” em 2002/03, o musical “Navio dos Rebeldes” em 2004 e “Fungágá da Bicharada” em 2005.
Em 2008 recebeu o Prémio Revelação na Gala de Fado do Teatro Sá da Bandeira e passou, assim, a cantar nas grandes noites de Fado da cidade do Porto: "Porto canta Amália" (amadrinhado por Maria da Fé), "40 anos de Lenita Gentil" e "Dia Internacional da Mulher", com Cidália Moreira. Ainda nesse ano, gravou uma colectânea dos finalistas do 2º Encontro de Fados de Almada.
No ano seguinte, foi seleccionada para o elenco de dois espectáculos musicais na ilha de Maiorca (Espanha), em digressão durante meio ano. Em 2011 começou a sua carreira internacional, levando o seu fado até à Suíça e já passou também por outros países como Espanha, França, Suíça, Holanda, Alemanha, Rússia, Roménia, Luxemburgo e recentemente em Marrocos, Polónia, Bélgica e Namíbia.
Nas suas actuações, cada vez mais solicitadas, procura a expressão mais sentida, pura e original que lhe valeram os convites para levar o seu Fado além-fronteiras.
Ao mudar-se para Lisboa, começou a percorrer as várias Casas de Fado da cidade, tendo actuado no Sr. Vinho, Adega Machado, A Severa, Fado ao Carmo e Maria da Mouraria.
Ana Margarida Prado participou já em vários projectos discográficos, sempre ao lado de vários artistas de renome. Integrou o projecto "+351 – Os Fados de João Gil e João Monge"; "Bela Ensemble" e "Rio Lisboa" e, em Março de 2022, iniciou uma residência artística na Fábrica Braço de Prata com o desafio do Fado ser acompanhado por diferentes sonoridades e formações e a liberdade para explorar e desenvolver a sua versatilidade como intérprete, cantora e fadista.
Em Janeiro de 2023, e ao fim de já vários anos a cantar, Ana Margarida Prado subiu ao palco do Centro Cultural de Belém. O concerto, pautado pela celebração de vários anos de carreira, juntamente com a apresentação de algum repertório que fará parte do seu primeiro disco, contou com a participação de Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Bernardo Saldanha, na viola, e Francisco Gaspar na viola baixo.
Fonte:
HM Music