17 setembro, 2010

Trovas Antigas Saudade Louca

No quadro da Candidatura do Fado à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade a RTP e a EGEAC/Museu do Fado produziram a série televisiva Trovas Antigas, Saudade Louca - Histórias do Fado contadas por Carlos do Carmo, que foi apresentada ao público no passado dia 17 de Setembro de 2010 no Museu do Fado.

Nesta sessão os presentes assistiram à projecção, em antestreia, do primeiro episódio da série, intitulado Raízes, Nasceu assim, cresceu assim, chama-se Fado.

Com guião original de Rui Vieira Nery e autoria de Carlos do Carmo, Rui Vieira Nery, José Pracana e Sara Pereira, a apresentação desta série, realizada por Fernando Ávila, foi marcada pela importância do ineditismo de transmissão da dimensão histórica do universo do Fado à luz de fontes e resultados de recentes trabalhos de investigação.

Os seis episódios temáticos que constituem a série Trovas Antigas, Saudade Louca - Histórias do Fado contadas por Carlos do Carmo, desde as Raízes (programa 1), os Lugares (programa 2), os Fados e Fadistas (programa 3) e os Poetas (programa 4) às Guitarras (programa 5) e aos percursos mais recentes em Peregrinações (programa 6), serão transmitidos à sexta-feira às 21h00, na RTP1, a partir do próximo dia 24 de Setembro.