Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

António Vasco Moraes

(12 Outubro, 1970)

Nasceu em Lisboa, onde começou a cantar fado aos 18 anos, ainda como amador.

António Vasco Moaraes fez parte do elenco fixo de vários restaurantes com destaque para São Caetano (1992), Velho Pátio de Santana (1993/94), Taverna do Embuçado (1995/96), Grand Tasca (2002), Museu do Fado (2007) e Mesa de Frades (2008). Cantou também numa das casas de fado mais prestigiadas do país, Clube de Fado, em Alfama.

Foi convidado a fazer parte do espectáculo “Fados” de Ricardo Pais, uma produção no âmbito da Lisboa 94 - Capital Europeia da Cultura.

Em Janeiro de 2003 estreou-se como cantor/actor no papel de primeiro marido de Amália no musical “Amália” de Filipe La Féria. Com este musical actuou no Coliseu dos Recreios e fez uma tourné de 2 semanas por várias cidades de França e Suíça.

Já em 2004 ao lado de Ana Sofia Varela, Pilar Homem de Melo e Maria João Quadros foi protagonista do espectáculo musical “Casa de Fado” de Tiago Torres da Silva, em cena no Teatro Villaret, em Lisboa. Em 2004 foi, ainda, convidado pelo ICEP a participar e coordenar uma acção de promoção de Portugal junto dos países europeus apurados para o Euro 2004 cantando ao lado de Katia Guerreiro.

Centro Cultural de Belém, Teatro da Trindade e São Luíz são apenas algumas das outras salas mais importantes onde já actuou em Portugal.

No estrangeiro, actuou em Marselha (Festival Marseille Mediterranèe), Macau (1995), Estugarda (1996), Madrid (todos os anos entre 1998 e 2007), no Brasil (Piauí) em 2006 e na Argélia em 2008 e 2009.

A convite do Turismo de Portugal, e integrando o projecto “Casa de Fados”, apresentou-se em Berlim em Março de 2009 juntamente com Ana Sofia Varela e Ricardo Ribeiro.

Em 2011 editou o seu CD de estreia em nome próprio."Saudade" conta com a participação dos músicos José Pracana, Dinis Lavos, Jaime Santos, João Penedo, Filipe de Brito, Ernesto Leite, Tércio Borges e Gabriel Godói. Em Junho de 2012 foi um dos 4 elementos do elenco de fadistas que compunha o espectáculo "Casa de Fados" que se apresentou nos Teatros del Canal, integrado no 2º festival de Fado de Madrid.

Em 2016 edita "Silêncio", apresentado no Museu do Fado e que é o culminar do amor e respeito de António para com o Fado Tradicional.

Durante os últimos anos cantou um pouco por todo o País e estrangeiro ao lado de nomes como Carlos Zel, Maria da Fé, Tereza Tarouca, Vicente e José da Câmara, Teresa Siqueira, João Ferreira Rosa, Maria da Nazaré, João Braga, Mafalda Arnauth e Camané, entre muitos outros.

 

Fonte:

Biografia cedida por António Vasco Moraes

António Vasco Moraes