Lisboa na Rua

Sou do Fado | Lisboa na Rua

O Fado volta a fazer do Largo de São Carlos, no Chiado, o seu palco privilegiado, em espetáculos onde as histórias se fazem música, seja através de melodias tradicionais, dedilhadas há dezenas de anos por guitarristas virtuosos, seja em canções contemporâneas, interpretadas pelas mesmas mãos experientes. 
Aceite o convite para ver e ouvir Helder Moutinho, Cristina Branco, Cuca Roseta e Aldina Duarte, em quatro noites que se adivinham memoráveis. 

7 setembro, 21h30 - Helder Moutinho


Em 20 anos de carreira, “O Manual do Coração” é apenas o quinto álbum de Helder Moutinho. Se os seus discos anteriores tinham um lado narrativo muito forte, contando uma história cada um, este conta uma série delas, que partem do coração, das emoções provocadas por diferentes momentos. Composto maioritariamente por fados canção, as melodias são todas originais e  as letras resultam de  longas conversas entre Moutinho e o letrista João Monge. Com uma formação tradicional, o trio de fado – composto por Ricardo Parreira na guitarra portuguesa, André Ramos na viola de fado e Ciro Bertini na viola baixo – junta-se à voz de Helder Moutinho e às palavras de João Monge, numa viagem musical mas também emocional.

14 setembro, 21h30 - Cristina Branco


Dentro de um género com fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o Fado, Cristina Branco apresenta sempre uma alternativa alicerçada no profundo conhecimento dos poetas e poemas que interpreta, em compositores requintados e nos músicos de excelência que a acompanham e que atingem uma aura única ao vivo. Para este concerto, traz na bagagem “Menina”, o seu novo trabalho, com temas originais de autores surpreendentes como Filho da Mãe e  André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António  Lobo Antunes. 

21 setembro, 21h30 - Cuca Roseta


Cuca Roseta é uma das mais reconhecidas vozes da nova geração de fadistas. Depois  do sucesso nos Coliseus, a fadista regressa  a Lisboa e sai para a rua, no Largo de São Carlos. Para este concerto convida a Orquestra Ligeira do Exército – uma das mais prestigiadas orquestras do país – dirigida pelo Maestro Cândido Ameixa, que celebra este ano o seu 40.º aniversário. A fadista irá desvendar muitos dos temas do seu novo disco, com edição prevista ainda para 2017,  ao mesmo tempo que visitará repertório de outros trabalhos. Um concerto a não perder  e que servirá de ponto de partida para um novo projeto internacional.


28 setembro, 21h30 - Aldina Duarte


Aldina Duarte é considerada uma das grandes figuras do Fado contemporâneo, graças à sua personalidade artística e singular capacidade interpretativa. Tem uma intensa carreira, com atuações nas principais salas de espetáculo  do país e em grandes festivais e temporadas internacionais. Chegou ao fado depois de ter passado pelo jornalismo e pela rádio, assu-mindo duas grandes paixões: a música e a palavra, o que a leva a unir ao repertório tradicional uma escolha cuidadosa dos poemas que canta, sendo a própria Aldina autora de muitas das suas letras – e de outras que escreve para vozes bem conhecidas, como Camané, Carminho, Ana Moura, Mariza ou António Zambujo.