Lisboa na Rua

Lisboa na Rua: Rabih Abou-Khalil e Ricardo Ribeiro

Rabih Abou-Khalil e Ricardo Ribeiro em Português

Rabih Abou-Khalil alaúde 
Ricardo Ribeiro voz
Lucianno Biondi acordeão 
Jarrod Cagwin percussão

O que é que um compositor libanês, alaúdista e líder de uma banda faz depois de gravar com os grandes nomes do jazz, com músicos tradicionais árabes, com quartetos de cordas clássicas e músicos arménios, a quem foi atribuída a missão de escrever obras para orquestras sinfónicas pela BBC Orchestra, de Londres e pela Ensemble  Modern,  da  Alemanha. 

Naturalmente, vai para Portugal, musicar poesia portuguesa e gravar com um jovem fadista de Lisboa. A aventura começou com uma pergunta de Ricardo Pais, director do Teatro Nacional do Porto, que pretendia saber se Abou-Khalil estaria interessado em musicar poemas portugueses e tocar as músicas em Lisboa e no Porto. Abou-Khalil aceitou imediatamente; a emoção de fazer algo tão surreal era simplesmente irresistível. Abou-Khalil descobriu asssim Ricardo Ribeiro que na altura com apenas 26 anos, tinha já granjeado reputação por mérito próprio. 

Canta as composições de Abou-Khalil como se fossem suas, domina os complicados ritmos e as invulgares melodias com total facilidade. A sua voz, por vezes tentadoramente suave, outras  impressionantemente  poderosa, mistura-se com o alaúde de Abou-Khalil criando uma nova unidade. aos dois, junta-se neste espectáculo único Luciano Biondini, de Spoleto, Itália, mestre no acordeão, e o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin tão discretos quanto presentes, acentuando habilmente as subtilezas musicais. o resultado é uma música que soa a novo e a estranho, embora familiar e natural, como se tivesse existido desde sempre.

5 de Setembro, 21h30
Largo do Teatro Nacional São Carlos

Produção Museu do Fado
Este concerto insere-se no Lisboa na Rua