Fado Promessa

Telmo PiresO Museu do Fado acolhe o lançamento de Fado Promessa, da autoria de Telmo Pires. O concerto de apresentação do álbum realiza-se no dia 17 de Julho, às 21h00. O fadista far-se-á acompanhar por Sandro Costa na guitarra portuguesa, Cajé Garcia na viola de fado e por Jorge Carreiro no contrabaixo.
 

Fado Promessa é o primeiro álbum de Telmo Pires inteiramente gravado e produzido em Portugal. 
Telmo Pires seleccionou 10 canções para a sua estreia portuguesa. São fados clássicos com novos arranjos, na sua maioria com letras de sua autoria, tais como “Bem Acompanhado / Fado Magala”, “Se Esta Alma Tivesse Voz / Fado Primavera”, com uma sonoridade completamente nova. “Meu Amor”, “Morena” e “Reis e Rainhas” revelam as suas qualidades de compositor e letrista. As músicas “Estranho Lugar” e “Sonho Meu” foram escritas pelo produtor Zaccaria. 

Há apenas duas canções no disco, em que Pires não contribuiu para a letra e composição: “A voz que tenho” um fado tradicional conhecido como “Fado Esmeraldinha” e “Verdes São os Campos”, poema de Luís de Camões, musicado por José Afonso.

O álbum termina com “Os Navios”, um arranjo do tema “Tango to Évora”, da Canadense Loreena McKennitt. Obviamente bem impressionada pela letra, arranjo e interpretação de Telmo Pires, a artista autorizou a sua versão no Fado Promessa como versão oficial portuguesa.

Fado Promessa parece ser só o começo da viagem, mas já dá boas pistas para esta voz que se prenuncia como uma grande confirmação.
Davide Zaccaria afirmou: Como intérprete e músico, Telmo Pires é um exemplo de uma abordagem autêntica e contemporânea ao fado – tendo consciência e respeito pelo seu passado.
 


IMPRENSA

Um dos mais fascinantes discos de fado que me foi dado nos últimos tempos. |  ANTENA 1, Edgar Canelas

Telmo Pires é um mágico do seu género. | Die Welt

Certas vozes assumem imediatamente forma e enchem  uma  sala  com a sua presença física. A voz de Telmo Pires é uma delas. |  Westdeutsche Allgemeine Zeitung, WAZ