22 janeiro, 2013

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa distingue Mariza

img

Mariza, embaixadora da Candidatura do Fado aprovada pela UNESCO, foi agraciada com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, numa cerimónia presidida por António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, no Museu do Fado.

Mariza, a fadista mais proeminente da sua geração cujo talento é reconhecido e aclamado em todo o mundo, recebeu no dia 21 de Janeiro de 2013 a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro das mãos do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. O Museu do Fado acolheu esta cerimónia que homenageia Mariza por ter sido, com Carlos do Carmo, embaixadora da Candidatura do Fado aprovada pela UNESCO em Novembro de 2011. 

 

A Medalha

“A Medalha Municipal de Mérito destina-se a distinguir as pessoas singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos actos advenham assinaláveis benefícios para a Cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.”, In Regulamento da Medalha Municipal

 
Mariza

Em menos de doze anos, Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno círculo de admiradores lisboetas, para uma das mais aplaudidas estrelas do circuito mundial da World Music.

Desde 2001 lançou cinco discos de estúdio, participou no filme Fados, de Carlos Saura, e actuou nas mais prestigiadas salas de concerto do mundo: o Olympia de Paris, a Ópera de Frankfurt Opera, o Royal Festival Hall de Londres, o Le Carré de Amsterdão, o Palau de la Música de Barcelona, a Sydney Opera House, o Carnegie Hall de Nova Iorque, o Walt Disney Concert Hall de Los Angeles

Sobre si foi realizado um documentário Mariza and the Story of Fado, por Simon Broughton. Em 2003 recebeu o prémio BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music. Em 2005 foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pela UNICEF. No ano seguinte ganhou um Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, na categoria de Melhor Música de Filme com o tema Ó Gente da Minha Terra no filme Isabella de Pang Ho-Cheung. Ainda em 2006 recebeu o grau de Comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique das mãos do Presidente da República, Jorge Sampaio. Dois anos depois foi agraciada com a Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes Ciências e Letras Francesa.