28 abril, 2020

Museu do Fado em Casa

No passado dia 13 de Março, o Museu do Fado encerrou as portas ao público na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à doença por novo coronavírus (Covid-19).

Mas isolamento não é afastamento e queremos manter-nos próximos do nosso público. Assim, recordamos algumas das ferramentas que o Museu do Fado disponibiliza online, que podem facilmente ser exploradas a partir de casa, abrindo um mundo de possibilidades a quem é apreciador deste género musical identitário da cultura portuguesa.

. Arquivo Sonoro Digital

Milhares de gravações históricas do início do século XX, que podem ser ouvidas em qualquer altura, e em qualquer lugar. Aqui.

. História do Fado

Um resumo da História do Fado, que pode conhecer melhor, aqui.

. Personalidades do Fado

Biografias, fotos, documentos, vídeos e discografia. Um acervo imenso sobre as personalidades do Fado, que pode ser visualizado e consultado online. Aqui.

. Centro de Documentação

Cartazes, discografia, partituras, capas de livros, poemas, carteiras profissionais e centenas de outros documentos fascinantes, que pode explorar aqui.

. Redes Sociais

Parte importante da atividade do Museu do Fado nesta fase é também a partilha de imagens, vídeos, informações detalhadas e curiosidades referentes a peças ou documentos que integram o nosso espólio, de forma a que o público possa “visitar” o Museu, online. São ainda disponibilizados, com frequência, vídeos ou excertos de filmes e concertos co-produzidos pelo Museu do Fado. Tudo isto é divulgado nas páginas de Facebook e de Instagram do Museu do Fado.

Mantenha-se confortavelmente em casa e desfrute deste mundo imenso de Fado que temos para lhe oferecer.