28 abril, 2020
Museu do Fado em Casa
No passado dia 13 de Março, o Museu do Fado encerrou as portas ao público na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à doença por novo coronavírus (Covid-19).
Mas isolamento não é afastamento e queremos manter-nos próximos do nosso público. Assim, recordamos algumas das ferramentas que o Museu do Fado disponibiliza online, que podem facilmente ser exploradas a partir de casa, abrindo um mundo de possibilidades a quem é apreciador deste género musical identitário da cultura portuguesa.
. Arquivo Sonoro Digital
Milhares de gravações históricas do início do século XX, que podem ser ouvidas em qualquer altura, e em qualquer lugar. Aqui.
. História do Fado
Um resumo da História do Fado, que pode conhecer melhor, aqui.
. Personalidades do Fado
Biografias, fotos, documentos, vídeos e discografia. Um acervo imenso sobre as personalidades do Fado, que pode ser visualizado e consultado online. Aqui.
. Centro de Documentação
Cartazes, discografia, partituras, capas de livros, poemas, carteiras profissionais e centenas de outros documentos fascinantes, que pode explorar aqui.
. Redes Sociais
Parte importante da atividade do Museu do Fado nesta fase é também a partilha de imagens, vídeos, informações detalhadas e curiosidades referentes a peças ou documentos que integram o nosso espólio, de forma a que o público possa “visitar” o Museu, online. São ainda disponibilizados, com frequência, vídeos ou excertos de filmes e concertos co-produzidos pelo Museu do Fado. Tudo isto é divulgado nas páginas de Facebook e de Instagram do Museu do Fado.
Mantenha-se confortavelmente em casa e desfrute deste mundo imenso de Fado que temos para lhe oferecer.