26 julho, 2012

Exposição Fado nos Jogos Olímpicos em Londres

Exposição Fado nos Jogos Olímpicos em Londres

De 28 de Julho a 15 de Agosto de 2012, Canning House

Para celebrar o reconhecimento do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, a Canning House acolhe uma exposição dedicada ao mais importante género musical português.

Produzida pelo Museu do Fado no âmbito da Candidatura à UNESCO, a exposição foi inaugurada na sede da UNESCO em Paris e integrou a primeira edição do Festival de Fado em Madrid. Em 2012 o destino é Londres!

Com uma localização privilegiada, perto de Hyde Park e de Lambeth, zona da cidade que concentra a maior parte da comunidade portuguesa em Londres, a Canning House foi o local escolhido como pólo de divulgação do Fado e da cultura portuguesa durante os Jogos Olímpicos.

A exposição constituída por painéis com textos em português, inglês e francês e vitrines que exibem repertórios originais, discos de 78rpm, partituras, uma guitarra que pertenceu a Jaime Santos e respectivos acessórios. O recurso a meios audiovisuais está também previsto ao longo do circuito expositivo que integra projecções de filmes, documentários e postos de escuta de diferentes registos áudio.

Esta exposição conta a história do fado desde a sua génese à actualidade, integrando uma iconografia muito rica – partituras, cartazes, periódicos, fotografias – ilustrando os principais

meios de consagração e mediatização da canção urbana de Lisboa – desde o teatro de Revista, a gravação discográfica, a emissão radiofónica, o cinema, a televisão até à internacionalização nos grandes palcos do mundo e a crescente afirmação do fado nos circuitos da world music.

A exposição Fado na Canning House em Londres é uma organização do Comité Olímpico Português, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Museu do Fado.