27 outubro, 2011

Candidatura do Fado a Património da Humanidade considerada exemplo de boas práticas pela UNESCO

A Candidatura do Fado a Património da Humanidade foi seleccionada para avaliação na 6ª reunião do Comité Intergovernamental que decorrerá de 22 a 29 de Novembro em Bali, Indonésia. A Candidatura do Fado integra o lote das 49 candidaturas seleccionadas para eventual inscrição na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

No documento de apreciação global relativo às várias candidaturas, que o organismo responsável pela selecção e avaliação prévia agora apresenta, pode verificar-se que das 49 candidaturas seleccionadas para avaliação no ano de 2011, apenas 17 têm recomendação positiva para integração na Lista, sendo que 26, segundo este organismo, carecem de informação suplementar e 5 foram alvo de um parecer desfavorável à sua integração na Lista.

Merecendo uma recomendação favorável, a Candidatura do Fado é distinguida pela UNESCO como exemplo de boas práticas, a ser seguido por outros Estados Membros que queiram apresentar uma candidatura ao mesmo programa.

Apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/MUSEU DO FADO no mês de Junho de 2010 a candidatura do Fado é agora distinguida num grupo restrito de 7 candidaturas consideradas “exemplares” pela UNESCO, do ponto de vista da sua concepção, preparação, apresentação e argumentação.

A deliberação oficial sobre o Fado será conhecida nos dias 26 e 27 de Novembro na reunião do Comité Intergovernamental. Assinalando a data, o Museu do Fado, casa-mãe da candidatura está aberto ininterruptamente todo o fim-de-semana.

A distinção:

“71. In closing, the Subsidiary Body wishes to call attention to several nominations that it considers worthy of recognition as files that were carefully conceived, well prepared, effectively presented and convincingly argued. Other States Parties may wish to consult these nominations as examples when elaborating their own future files. These nominations are shown in the following table:”

13.9 Colombia Traditional knowledge of the jaguar shamans of Yurupari - 574
13.11 Croatia Nijemo Kolo, silent circle dance of the Dalmatian hinterland - 359
13.12 Cyprus Tsiattista - 536
13.13 Czech Republic Ride of the Kings in the south-east of the Czech Republic - 564
13.30 Mexico Mariachi, string music, song and trumpet - 575
13.38 Peru Pilgrimage to the sanctuary of the Lord of Qoyllurit’i - 567