6 janeiro, 2015

BBC Radio3 Antecipa o Novo Álbum da Fadista Luísa Rocha

img

A BBC Radio3 antecipa o novo álbum da fadista Luísa Rocha, que tem "uma voz que, ouvindo-a, faz-nos parar imediatamente o que estamos a fazer, para a escutar", disse à Lusa o produtor Michael Rossi.

O segundo álbum de Luísa Rocha, "Fado Veneno", é editado em 2015, mas um dos temas, "Quando Chegar a Hora", pode já ser escutado no programa "Late Junction", de Michael Rossi, na BBC Radio3. 

A escolha, - explicou Michael Rossi à Lusa -, "em primeiro lugar, foi pela melodia, que tem a maravilhosa qualidade agridoce que é um sinónimo dessa palavra portuguesa intraduzível que é `saudade`". 

"Quando Chegar a Hora" é uma letra de António Rocha, que Luísa Rocha interpreta na melodia tradicional do fado Alexandrino, de Joaquim de Campos. 

"Mesmo sem conhecer ou entender as palavras, implicitamente entendemo-las através da melodia e a forma como a Luísa Rocha lhes dá vida", disse o produtor britânico. 

Michael Rossi realçou à Lusa o seu interesse "de há muitos anos pelo fado" e afirmou que encontra na voz de Luísa Rocha, uma "qualidade de canto que nos faz querer parar o que estamos a fazer e ouvi-la imediatamente". 

"Esta não é uma qualidade que tenha experimentado muitas vezes, e quando isso acontece, o que me vem à mente é a grande dama dos cantos populares escoceses, Jean Redpath", acrescentou. 

 

"Uma certa maturidade" 

Quanto aos letristas, além de António Rocha, a fadista interpreta poemas de Carlos Malato, autor do fado que dá título ao álbum, Maria de Lourdes de Carvalho, Tozé Brito, Jorge Fernando, Nuno Miguel Guedes e Gonçalo Salgueiro. 

"Quando ouvi a Luísa Rocha fiquei encantado com a sua voz - a riqueza do tom, a profundidade de alma que encontramos no seu canto. Ela revela algumas dessas qualidades, que ouvimos na Amália Rodrigues ainda jovem". 

Referindo-se ao novo álbum da fadista, que será editado em 2015, Michael Rossi afirmou: "uma vez mais salienta-se a beleza da sua voz e o seu compromisso autêntico com a música(…)". 

 

Fonte: Agência Lusa | 23-12-2014