5 maio, 2015
BADASOM apresentado no Museu do Fado
VIII EDIÇÃO DO FESTIVAL BADASOM
Grandes Músicas en Badajoz
9, 10, 11 de julho 2015
BADASOM EDIÇÃO 2015
O Festival BADASOM 2015 é apresentado no dia 7 de Maio, pelas 12h00, no Museu do Fado.
O FESTIVAL BADASOM, na sua oitava edição, presta homenagem à importância que as “mulheres flamencas” e as “mulheres fadistas” têm tido na história do flamenco e do fado, assinalando-a com uma representação das artistas atualmente mais importantes em Espanha: a Companhia Flamenca de Sara Baras, Niña Pastori e Celia Romero, bem como as atuais vozes que triunfam em Portugal e no Mundo: Dulce Pontes, Ana Moura e Cuca Roseta.
Com esta programação, BADASOM presta homenagem a todas as mulheres, flamencas e fadistas, que através da história têm preservado e transmitido, de geração em geração, a essência e a alma das músicas mais representativas de Espanha e Portugal, que foram declaradas pela UNESCO em 2010 e 2011 Património Imaterial da Humanidade. Nesta edição, o Festival BADASOM quer honrar muito especialmente as intérpretes atuais do flamenco e do fado, não só pela sua criatividade e qualidade mas também porque são as autênticas
agentes da sua criação artística e cultural.
SOBRE O BADASOM
BADASOM é um festival criado e desenhado para Badajoz. O nome “BADASOM” vem da fusão de duas palavras. BADA (de Badajoz) e SOM (em portugués), para formar uma só que transmite o conceito cultural, musical e transfronteiriço do Festival e da cidade que nos acolhe: BADAJOZ.
Em sete anos de programação, BADASOM converteu-se num compromisso inevitável ao verão de Badajoz. Anualmente tem mostrado o melhor do Fado e do Flamenco, possibilitando a todos os grandes artistas atuais de Espanha e Portugal, acompanhados pelos melhores artistas flamencos da Extremadura, a apresentação das suas propostas artísticas em Badajoz. Proporcionando assim ao público extremenho descobrir o fado bem como a muitos vizinhos portugueses conhecer e desfrutar o nosso flamenco, partilhando em conjunto grandes noites de música e de magia.
BADASOM é hoje uma referência europeia na promoção e difusão da cultura portuguesa e espanhola através da música e da palavra. A grande repercussão mediática do Festival consegue que anualmente nos dois países, BADASOM seja imagem de destaque nos principais canais informativos da TV além de ocupar lugares privilegiados nas páginas culturais da imprensa escrita e digital e ter uma grande presença publicitária nas principais emissoras de rádio em Portugal e Espanha.
O Festival BADASOM é promovido pela Consejería de Educación y Cultura do Governo da Extremadura com a colaboração do Ayuntamiento de Badajoz. A organização depende do Consorcio López de Ayala. A produção técnica e artística é da responsabilidade da produtora Gestión Ibérica de Eventos.
Apoiam o Festival o Diario HOY da Extremadura, a empresa portuguesa Grupo Nabeiro Delta Cafés e Rádio Alentejo FM.