1 março, 2010

Argentina Santos - Não Sei Se Canto Se Rezo

O Museu do Fado inaugurou no passado dia 27 de Fevereiro, uma exposição biográfica sobre Argentina Santos. Sob o título Argentina Santos - Não Sei Se Canto Se Rezo, a exposição temporária congrega inúmeros objectos e memórias que ilustram a vida artística da fadista, intimamente ligada à Casa de Fados A Parreirinha de Alfama.

Para além de fotografias, artigos de imprensa, discografia, cartazes e vestidos de actuação, do espólio da própria fadista, a exposição é enriquecida com excertos de filmagens de actuações e entrevistas recolhidas nos arquivos da RTP e do próprio museu.

O momento de inauguração registou as interpretações dos fadistas Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela e Carlos do Carmo que brindaram Argentina Santos com as suas actuações e testemunhos reconhecidos. O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa anunciou um espectáculo de homenagem à fadista no Teatro São Luiz para o próximo dia 2 de Julho, onde lhe irá entregar a medalha de ouro da Cidade, testemunho do reconhecimento de Lisboa à carreira de Argentina Santos.

Profundamente emocionada Argentina Santos encerrou a apresentação com uma sentida interpretação do seu fado “Vida, Vivida”.