4 agosto, 2015

Exposição “a Guitarra Portuguesa”

Inaugurou no dia 31 de Julho de 2015 a exposição “a Guitarra Portuguesa” na Casa do Sal, em Castro Marim. Patente até meados de Setembro, “a Guitarra Portuguesa” apresenta aos visitantes as origens deste instrumento musical tão intrinsecamente ligado à nossa história, símbolo maior do Fado Património Imaterial da Humanidade.

Com a presença de José Paulo Costa, o proprietário do espólio em exposição, do executivo da Câmara Municipal de Castro Marim e de José Gameiro, diretor do Museu de Portimão, onde esta mostra esteve pela primeira vez no Algarve, a inauguração foi pautada pelos momentos musicais do “Fado com História”, projeto recente e sediado em Tavira, um espetáculo com guitarra portuguesa, viola e voz, que percorre os fados mais representativos do vasto repertório fadista, e do projeto “Amar Guitarra”, com João Cuña e Luís Fialho, num deslumbrante diálogo entre as suas guitarras em vários temas, originais e de outros autores, e em diversos estilos musicais.

Nesta exposição, o visitante poderá encontrar várias formas, modelos e tendências da guitarra portuguesa, fabricada pelos principais mestres guitarreiros, desde o século XIX até à actualidade, numa genuína homenagem à especificidade deste instrumento, que se evidencia na sua sonoridade tão característica.

A exposição “a Guitarra Portuguesa” é promovida pela Câmara Municipal de Castro Marim em parceria com o Museu de Portimão (Câmara Municipal de Portimão), e a colaboração imprescindível do Museu do Fado e da Empresa Municipal de Lisboa – EGEAC – Cultura em Lisboa.

*Casa do Sal |Horário: De terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.