Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

Teresinha Landeiro

(06 Março, 1996)

Teresinha Landeiro quer marcar de forma vincada o seu fado.

Aos 12 anos recebeu, de uma amiga da mãe, uma prenda de aniversário muito particular: uma ida a uma casa de fado. É desde esse momento que Teresinha se apaixona pelo Fado e por cantar em Português.

Desse amor, nasceu "Namoro" (Sony), o disco de estreia de Teresinha, lançado em 2018 e produzido por Pedro de Castro, seu mentor. Das onze faixas, Teresinha recria temas incontornáveis, como "Noite de Santo António" e assina alguns dos poemas. Este gosto pela escrita foi, segundo a própria, a maneira que encontrou de cantar poemas que fossem apropriados para a sua tenra idade.

Previamente, já havia colaborado no disco "Urbanas - live in studio", produzido por Diogo Clemente, que contou com nomes como Carolina, Maria Emília Reis, Sara Correia, Tânia Oleiro e Vanessa Alves.

Ainda é na "Mesa de Frades" (Alfama, Lisboa) que se revela semanalmente e continua como ponto de partida para construção de um currículo invejável apesar de muito jovem. O Centro Cultural de Belém e o Capitólio (Lisboa) assim como a Casa da Música (Porto) já receberam a jovem fadista e compositora, bem como eventos como Festival Caixa Alfama, EDP Fado Cafe NOS Alive e até a internacionalização no Festival de Fado em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Sevilha (Espanha).

Em 2021, volvidos três anos do seu primeiro disco, Teresinha apresenta o novo álbum, "Agora" (Sony), que inclui música de autoria da própria Teresinha Landeiro, revelando um fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista. Neste disco, a fadista revela maturidade e respeito pelo Fado, fundindo-o com outros géneros musicais mas sem nunca deturpar a sua verdadeira essência.

 

Fonte:

Arruada

https://observador.pt/2018/06/26/fadista-teresinha-landeiro-estreia-se-em-disco-com-namoro/

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1742081/novo-album-da-fadista-teresinha-landeiro-agora-e-editado-sexta-feira

 

Teresinha Landeiro em concerto. Foto de José Frade

Teresinha Landeiro em concerto. Foto de José Frade

Teresinha Landeiro em concerto. Foto de José Frade

Teresinha Landeiro em concerto. Foto de José Frade

Teresinha Landeiro. Foto de Gonçalo F. Santos

Teresinha Landeiro. Foto de Gonçalo F. Santos