Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

Marino de Freitas

(03 Novembro, 1960)

José Marino Abreu de Freitas nasceu a 3 de Novembro de 1960 no Funchal. Cresceu numa família de músicos e iniciou o seu percurso no Conservatório Escola das Artes Engº Peter Clode.

Em 1974 começa a atuar nos hotéis e clubes noturnos mais reconhecidos da Madeira e durante 15 anos integra várias bandas da região.

Segue a sua formação em Londres, onde frequenta a Musicians Academy, terminando o Curso em Baixo Elétrico com distinção.

Após a conclusão dos estudos, regressa à Madeira onde é distinguido pelo Governo Regional, pela reconhecida carreira musical.

Integra, por convite de Fernando Pereira, a sua banda o que motiva a mudança da sua residência para Lisboa. Mais tarde, integra a orquestra que acompanhava os programas de televisão de Herman José.

É em 2004 que Marino de Freitas começa a sua incursão no Fado, desenvolvendo a sua atividade artística não só como músico, mas também como produtor, compositor e orquestrador. 

Em 2006 recebe o galardão para Melhor Viola-Baixo, na II Grande Gala dos Prémios Amália Rodrigues. No mesmo ano integra a digressão de Mariza, pelo álbum Terra. Uma temporada de três meses, na costa leste dos Estados Unidos da América, com um total de 45 concertos.

Marino Freitas grava também cinco temas da sua autoria, na voz de Linda Leonardo. Um projeto que considerou como um dos mais interessantes para a sua carreira na área do Fado. Assinou a produção de vários álbuns, incluindo o trabalho de estreia de Amália do Rosário, uma fadista madeirense.

Com Mafalda Arnauth produziu e assumiu também a direção musical do álbum Diário, editado pela Universal Music

Ao longo do seu percurso no Fado tem gravado e acompanhado nomes como Ana Moura, Carlos do Carmo, Chico Madureira, Cristina Branco, Joana Amendoeira, João Braga, Jorge Fernando, Maria da Fé, Mariza, Mísia, Pedro Moutinho, Teresa Tapadas ou Mafalda Arnauth.

 

Fonte:

https://recursosartisticos.madeira.gov.pt/index.php/projetos/d-musicos/biografia/186-freitas-jose-marino-abreu-de

  • Fado Monte Custódio Castelo/ Carlos Manuel Proença/ Marino de Freitas (Custódio Castelo)