Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Conheça melhor:

Carolina

(12 Abril, 1984)

Lina Cardoso Rodrigues nasceu na Alemanha a 12 de Abril de 1984. Começou a cantar no Porto, no Círculo Portuense de Ópera.

Na infância de Lina Rodrigues as suas capacidades vocais e interpretativas assumiram grande destaque quando, com apenas 10 anos, foi protagonista da ópera de Gian Carlo Menotti "Amahal e os Visitantes da Noite".

Posteriormente e ainda no Círculo Portuense de Ópera, Lina Rodrigues participou também nas óperas "Carmen", "L'Elixir d'Amore" e "La Bohéme".

Aos 15 anos iniciou o Curso de Canto no Conservatório de Música do Porto procurando conjugar os estudos à sua natural e já comprovada vocação.

Em 2005 Lina Rodrigues é convidada por Filipe la Feria para protagonizar o papel de Amália Rodrigues no musical "Amália", onde pode demonstrar o seu gosto e paixão pelo fado. Posteriormente sobe aos palcos numa nova produção de La Feria, "A Canção de Lisboa", onde se revela no papel de Beatriz Costa.

O fado passa a ser uma constante no seu crescimento como intérprete. O seu talento não passa despercebido a Mário Pacheco que a convida para o elenco da sua casa, o Clube de Fado, onde Lina Rodrigues canta há quatro anos.

Também pela mão do conceituado guitarrista Mário Pacheco, Lina Rodrigues estreia-se em palcos internacionais, num espectáculo em Varsóvia. Seguem-se várias actuações que incluem países como a Holanda, Espanha, Estados Unidos e Bélgica.

Em 2009 Lina Rodrigues integrou a programação apresentada pelo Museu do Fado no cruzeiro temático realizado em parceria com CIC International Cruises. Lina Rodrigues deu voz a temas compostos por Frederico Valério num espectáculo coordenado por José Pracana. No ano seguinte a fadista volta a apresentar-se na nova edição deste cruzeiro, mas desta vez para interpretar, para além dos temas de Frederico Valério, fados compostos por João Nobre, Frederico de Freitas e Raul Ferrão.

Em 2011 estreou-se, em Bruxelas, o filme "O Cônsul de Bordéus", realizado por Francisco Manso e João Correa. Lina Rodrigues interpreta três temas musicados por Henri Seroka, apresentando num deles uma letra da sua autoria. Esta é uma produção portuguesa que gera grande expectativa, uma vez que o argumento se constrói em torno das acções do diplomata Aristides de Sousa Mendes e as interpretações estão a cargo de grandes nomes do cinema nacional como Vitor Norte, Carlos Paulo ou Leonor Seixas.

Conta já com dois discos gravados - Carolina (2014) e EnCantado (2017) - e colabora também com o músico catalão Räul "Refree" num projecto de tributo a Amália Rodrigues.

 

Fonte:

Dados fornecidos pela fadista

 

Sociedade Nacional de Belas Artes - Linda Rodrigues e José Pracana - Junho de 2010 - Foto José Frade

Sociedade Nacional de Belas Artes - Linda Rodrigues e José Pracana - Junho de 2010 - Foto José Frade

Cruzeiro do Fado - Setembro de 2010

Cruzeiro do Fado - Setembro de 2010

Cruzeiro do Fado - Setembro de 2010