Carlos do Carmo - 50 Anos
17 abril, 2014 a 28 setembro, 2014
A exposição CARLOS DO CARMO – 50 ANOS, passa em revista os cinquenta anos de carreira artística de Carlos do Carmo e reúne um vasto acervo documental: artes plásticas, filmes, discografia, cartazes, galardões e medalhística.
São assinalados os momentos mais marcantes da vida de Carlos do Carmo: a família, o início da carreira na casa de fados «O Faia», as primeiras gravações, a relação com a mãe, Lucília do Carmo, até às ousadias poético-musicais e a conquista dos grandes palcos do mundo.
Na concepção da exposição privilegiou-se a utilização de recursos multimédia para fazer sentir ao visitante a aura das décadas mais antigas: depoimentos, registos de época e até alguns inéditos que fazem parte do documentário sobre o fadista que estreia no final do ano.
É uma personalidade em que à longa experiência se juntam uma exigência sem falhas e uma renovada capacidade de surpresa quanto a todos os ingredientes de que lança mão. O humor e a tragédia, o divertimento e o sentido do destino, o lirismo popular e a grande literatura, a tradição e a experimentação, na medida em que o fado os vai convocando, surgem habilmente doseados em cada uma das suas interpretações. E ao longo de 50 anos todas as modalidades temáticas e musicais que hoje confluem no fado foram ficando ao seu alcance.
Vasco Graça Moura
O seu repertório veio naturalmente a evoluir ao longo deste meio século, mas o essencial ficou intacto: a suprema arte com que o Carlos tem sabido recriar esse património que é o Fado, numa aliança muito sua entre uma tradição fadista que lhe corre nas veias e os inúmeros contributos de novos músicos e poetas, graças a uma atitude de permanente descoberta e de inovação que não rejeita o passado e que, pelo contrário, o transforma e o consegue integrar num presente cada vez mais vivo.
Fernando Pinto do Amaral
Informação de preço: