Tributo a Carlos Paredes

Tributo a Carlos Paredes
21 de Maio, 21h30

Tributo a Carlos Paredes é um projeto musical liderado por Victor Castro e que pretende ser um tributo à guitarra portuguesa e, em particular, ao mestre Carlos Paredes, um símbolo ímpar da cultura portuguesa.



Victor Castro. guitarrista, arranjador e compositor português
Formou-se em Guitarra Clássica pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com o açoriano Carlos Baptista Ávila, com os norte-americanos Steven Rings, Thimothy Jonhson, Miles D. Barford e Eddy Goldz e concluiu os estudos com Roberto Hugo (Uruguai). Realizou Masterclasses com os renomados violonistas David Russel (Escócia), Eduard Isaac (Argentina), Costas Cotsiolis (Grécia), Ana Vidovic (Croácia), Marco Pereira (Brasil), Sebastião Tapajós (Brasil) e Fábio Zanon (Brasil). É Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão - Brasil. Neste momento, prossegue os seus estudos em Música/Performance na Universidade de Aveiro, Portugal.
Tem dois CDS gravados pela Editora Açor (Portugal): “Victor Castro interpreta” Albeniz, Barrios, Mertz, Jonhson, Koshkin (1999) e “Tradição Livre” (2001), arranjos de música tradicional da Ilha Terceira (Açores). 

Já realizou concertos a solo em Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e em vários estados do Brasil (São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Maranhão).
Em 2005, com o guitarrista açoriano Paulo Cunha, desenvolveu o projeto “Tributo a Carlos Paredes”, no qual interpreta em guitarra de Coimbra, composições do célebre guitarrista. O Tributo foi apresentado em várias cidades portuguesas e no Brasil no ano de 2006. (ver mais em www.tributoacarlosparedes.net)

Tem participado como convidado de diversos festivais: Ciclo de Guitarra da Secretaria da Cultura de Coimbra, Festival Internacional Francisco Lacerda; IV e V Semana do Violão (MA).
Ganhou duas vezes o prêmio “Raphael Rabelo” no Festival Nacional de Violão do Piauí (FENAVIPI), em Fevereiro de 2008 e 2009. Em 2010, foi distinguido em Lisboa pela Secretaria de Estado das Comunidades Portugueses com o “Prémio Talento 2009”.
Ainda, em 2010, foi em turnê por Portugal continental e Açores, com o projeto “Victor Castro Trio”.

Dentre os destaques de sua carreira, pode-se citar a estreia de obras de vários compositores, entre os quais: Thimothy Jonhson, Antero Ávila, Thomas Kupsch e Ubiratan Sousa. Em 2011, publicou suas transcrições de sonatas dos compositores italianos Baldassare Galuppi e Francesco Gasparini. Os seus arranjos e composições são publicadas pela editora AVA Musical Editions (Lisboa).
No ano seguinte, tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) durante a comemoração do IV centenário de São Luís (Maranhão), estreando a peça “Suite Maranhense” do compositor Ubiratan Sousa.
Em 2013, está lançando o seu 3º CD intitulado “AÇOR” e uma série de livros com composições e arranjos seus pela Editora AvA Musical Editions (Lisboa). Lecionou Guitarra Clássica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo (Portugal). Foi Professor e Coordenador do curso de Guitarra Clássica na Escola de Música do Estado do Maranhão e na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). 

Atualmente, ministra aulas particulares e Masterclasses, dividindo ainda oseu tempo entre a performance a solo e com outros músicos.