Dia Internacional dos Museus

Teresinha Landeiro

Considerada uma das mais talentosas artistas da sua geração, extraordinária intérprete e autora, Teresinha Landeiro conduz um workshop sobre a escrita para Fado, onde as palavras, a métrica e as rimas ocupam lugar central. Com exemplos musicais, a artista partilhará com o público os diferentes aspectos do seu processo criativo e outros segredos bem guardados da arte de saber escrever, contar e cantar muitas histórias na linguagem do Fado.

Teresinha Landeiro será acompanhada nos momentos musicais por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), André Ramos (viola de fado) e Bernardo Saldanha (baixo).

-----

Conversar sobre Fado é das coisas que Teresinha Landeiro mais gosta de fazer. Há 16 anos descobriu um novo mundo e tem sido maravilhoso crescer dentro dele e deixar-se fascinar pelos seus encantos. A magia das palavras foi talvez a sua maior descoberta, e essa será a base desta conversa.

Afinal de contas, o que é um fado tradicional? Será tradicional um fado que faça parte da tradição e que toda a gente conheça, ou esse será apenas um fado muito conhecido? Talvez o nome nos leve ao engano, será que deveriam chamar-se apenas fados, e deixávamos o tradicional de fora? E porque motivo algumas letras dão para cantar noutros fados, e outros nem por isso?

Estes são apenas alguns dos temas que irá abordar no dia 18 de Maio no Museu do Fado. Irá também contar algumas das suas histórias, que lhe ensinaram o essencial e relembrar pessoas que foram e são muito importantes neste caminho.

----

Esta apresentação integra o programa do Dia Internacional dos Museus no Museu do Fado, que em 2024 é dedicado ao tema Museus, Educação e Investigação.