Recital dos alunos da unidade "Fado, Interpretação e Conceitos" da ESMAE | Politécnico do Porto

Artur Caldeira | ESMAE

Liderados pelo Prof. ARTUR CALDEIRA
com a colaboração do Prof. Daniel Paredes

Os alunos da unidade curricular Fado, Interpretação e Conceitos da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto estreiam-se no Museu do Fado com um recital aberto ao público.

Com Catarina Perdigão, Susana Pais, Miriam Morgado, Artur Gil Godinho, Eduardo Seabra, Serena Alves e Mariana Monteiro

----

Inicialmente criada apenas para a formação superior no campo da música erudita, a Escola Superior de Música do Porto veio progressivamente a incorporar outras áreas, com uma oferta formativa diversificada e mais completa.  Actualmente é constituída por dois Departamentos, Música e Teatro, ambos com um leque de opções formativas alargado, tendo adpotado entretanto a designação Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

No que ao Departamento de Música diz respeito, existem variantes com licenciaturas e mestrados em instrumento e canto, jazz, música antiga e produção e tecnologias da música. Na sua ação pioneira e abrangente, vão também sendo criadas unidades curriculares opcionais que possam complementar a formação dos alunos, versando temas diversos.

Em 2022, Artur Caldeira, docente de guitarra e música de câmara na Escola Superior de Música de Artes do Espectáculo e com uma experiência no Fado já com 45 anos, criou a unidade curricular opcional “Fado, interpretação e conceitos”, com o objetivo de contribuir para o cultivo de um interesse pelo Fado, sobretudo o Fado Tradicional e suas caraterísticas. Dado o caráter criativo (e/ou re-criativo) do Fado, que implica capacidade de improvisação (o “estilar” fadista) e interpretação deveras pessoal, os alunos são confrontados com a possibilidade de se libertarem das amarras dos códigos escritos que, convencionalmente, lideram o ensino formal do Ensino Especializado da Música, trabalhando sem partituras numa aprendizagem “de ouvido” e numa ação de audição/compreensão/reprodução que se tem igualmente revelado útil, senão fundamental na prática mais formal.

A procura por esta unidade curricular por parte de alunos das mais diversas especialidades tem sido significativa e o seu entusiasmo assinalável.

Parte do grupo que se apresenta agora no Museu do Fado actuou recentemente, em representação da ESMAE e de Portugal, nos Rencontres Musicales du Mediterranée, na Córsega, com assinalável sucesso.

Prof. Artur Caldeira

Prof. Daniel Paredes

Alunos da unidade curricular Fado, Interpretação e Conceitos da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto