Projeção de episódios da série documental
PURO FADO
Data
11 novembro, 2023
Horas
17:00
Até
18 novembro, 2023
Termina
18:30
Local
Museu do Fado - Auditório Ruben de Carvalho
Preços
Entrada livre, mediante reserva e sujeita à lotação do espaço.
Bilhetes
Reserva obrigatória para comunicacao@museudofado.pt, indicando o(s) dia(s) da marcação.
PURO FADO é uma série documental da Associação de Casas de Fado de Lisboa, da autoria de Paulo Valentim com realização de Aurélio Vasques.
Em duas sessões no Museu do Fado - dias 11 e 18 de novembro - serão exibidos em estreia absoluta seis episódios desta série inédita.
11 Nov . sáb. 17h
GUITARRA PORTUGUESA
POETAS
VOZES DO FADO
18 Nov . sáb. 17h
MÚSICOS
FADO NOVO
FADO É...
Sinopse
Uma viagem sobre o Fado e a sua origem, de dentro para fora. Fadistas, músicos, poetas e compositores partilham histórias e o seu entendimento sobre o Fado. As mais emblemáticas casas de fado de Lisboa, através dos seus elencos, abrem-nos as portas à essência do ambiente fadista. O contraponto entre a tradição e a inovação, a homenagem a tantas figuras queridas deste universo que mantiveram o Fado e a sua tradição viva em Lisboa, apesar de muitas vezes desconhecidas do grande público. Da origem ao presente, um registo para memória futura do que é o Fado. Cada episódio aborda um tema específico e cruza os depoimentos dos seus protagonistas com imagens de espólios, onde se descobrem verdadeiras preciosidades.
Nota Autoral
"Nas tascas do Bairro Alto, o Fado tocava-se e cantava-se a partir do fim da tarde e eu, ainda bastante jovem, lá ia encher os olhos, apurar o ouvido e agilizar os gestos que me deixavam fazer parte daquele sentir o mundo. Ali e acolá, ao longo de décadas, vivi e aprendi com os amadores da arte, os contadores profissionais de histórias, os mestres de cada função sagrada de fim de dia ou de noite adentro. E senti que o Fado era deles, desses que, raramente mencionados, alimentavam a chama nas tascas, nas coletividades, nas verbenas e casas de Fado. Era nosso, portanto. E é dos compositores, músicos e cantadores que, sozinhos ou em tertúlia, criam Fados que partilham com todos. E nesses momentos, conhecidos de todos ou apenas dos seus poucos ou muitos aficionados, os artistas criam alma. E o povo ouve e canta essas palavras, essas melodias, esses trinados com a mesma alma, em comunhão. Ao longo da vida, toquei e compus. Acompanhei muitos fadistas, trabalhei no teatro e em Casas de Fado, algumas mais modestas, outras mais prestigiadas. Compus letras e músicas. Toquei com orquestra. Andei pelos teatros do mundo. Gravei as minhas composições. Não planeei um percurso, mas fiz um caminho. E pensei neste programa. Pensei, porque acredito no valor das mulheres e dos homens do Fado, de todos, sem reticências."
Paulo Valentim, Associação das Casas de Fado de Lisboa
FICHA TÉCNICA
Autoria: Paulo Valentim
Produção Executiva: Fernando Centeio | Zulfilmes
Realização e Direcção de Fotografia: Aurélio Vasques
Assistência de Realização: João Leão
Assistência de Imagem: Filipe Abreu
Captação e Pós-Produção de Som: Fernando Abrantes
Assistência de Som: Francisco Leitão
Coordenação de Produção: Eugénia Duarte
Fotografia de Cena: Bruno Saavedra
Montagem: Frederico Moreira, Aurélio Vasques
Assistência de Montagem: José Agostinho
Maquilhagem e Cabelo: Filipa Guerra
Pesquisa de Conteúdo: Paulo Valentim e Bruno Saavedra
Consultoria: Helder Moutinho
Texto: Nuno Verdial Soares
Voz-Off: Sofia de Portugal