Pintar Paredes

Conseguimos registar ritmos e melodias numa pintura?

"Pintar Paredes" é uma atividade para famílias integrada nas comemorações do Centenário de Carlos Paredes. Inclui um exercício de expressão plástica que resulta na criação de uma pintura coletiva.

Depois de uma visita guiada à exposição “Variações para Carlos Paredes” no Museu do Fado e inspirados pela música deste grande guitarrista, convidamos os participantes a pintarem livremente ao som do seu vasto repertório. Porque a partir de temas como “Verdes Anos” e “Movimento Perpétuo” só poderão surgir outras grandes obras!

Duração: 90 minutos
Para famílias com crianças a partir dos 5 anos

Inscrições: info@museudofado.pt

 

Disponível também para escolas por marcação (1º, 2º e 3º ciclos)

 

---

Carlos Paredes (1925-2004) dedicou a sua vida profissional à guitarra portuguesa. Exímio guitarrista, compositor e intérprete, Paredes marcou também a cultura musical portuguesa defendendo que a arte “(…) é de facto, uma forma única, espantosa, de tornar simples coisas extremamente complexas” (Estar com Paredes, 2000, p.38).  A sua enorme sensibilidade artística está patente no seu percurso, marcado por inúmeras colaborações com expressões dos mais diversos campos da arte: do cinema, à pintura, passando pelo teatro, pela dança e pela literatura.

A conceção desta atividade foi motivada essencialmente por este posicionamento de abertura e de generosidade que Carlos Paredes, como artista, assumiu ao longo da carreira na exploração de diálogos interartísticos, entendendo que as diversas linguagens artísticas se relacionam e se contagiam entre si.

Oficina "Pintar Paredes" no Programa Passaporte Escolar, que decorreu nos jardins do Palácio Pimenta

Oficina "Pintar Paredes" no Programa Passaporte Escolar, que decorreu nos jardins do Palácio Pimenta