Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Pedro Moutinho | Amália e os Poetas

Para celebrar o centenário de Amália Rodrigues, Pedro Moutinho criou um espectáculo cujo mote foi a seleção de alguns dos mais importantes poetas Portugueses cantados por Amália Rodrigues.

No desenho deste espectáculo, o fadista contou com o fotógrafo e realizador Sebastião Varela, sobrinho-bisneto de Amália. Com base nos poemas e nas históricas interpretações da fadista, Sebastião Varela criou, a partir da fotografia, um imaginário visual para colorir cada tema de acordo com a interpretação que faz dos mesmos.

Partindo da palavra para homenagear a mais importante intérprete do mundo da lusofonia, Pedro Moutinho dará voz a uma cuidada selecção de poetas. Camões, Alexandre O’Neil, Pedro Homem de Mello, David Mourão Ferreira, José Carlos Ary dos Santos, mas também a própria Amália Rodrigues, que escreveu letras para temas tão icónicos como “Estranha Forma de Vida”, “Trago Fado nos Sentidos” ou “A Lágrima”. 

Propõe-se assim uma viagem ao mundo dos poetas de Amália através de duas formas de arte distintas. Uma homenagem, no momento em que se assinala o Centenário da fadista, através de um espectáculo inédito, em que o fado e a fotografia procuram uma simbiose para exprimir uma visão conjunta e actual de alguns dos temas que eternizaram Amália Rodrigues.

 

Lisboa: Teatro Maria Matos, 17 de Maio

Porto: Teatro Sá da Bandeira, 5 de Junho

 

Músicos:

André Dias - Guitarra portuguesa

Pedro Soares - Viola de fado

Daniel Pinto - Baixo acústico