Há Fado no Cais | Um Concerto de Guitarra Portuguesa

Pedro de Castro convida Bernardo Couto e Luís Guerreiro

Um concerto de Guitarra Portuguesa:
PEDRO DE CASTRO
convida Bernardo Couto e Luís Guerreiro

fes·tim

nome masculino

1. Banquete.

2. Festa particular.

3. Pequena festa.

Pedro de Castro não vive a música sozinho. A inspiração, as vivências e as partilhas são memórias vividas e compartidas com amigos ao longo dos anos, no desenrolar das noites em Lisboa ou em qualquer outra parte do mundo.

No princípio, a sua guitarra portuguesa acompanhava a de José Luís Nobre Costa – seu mestre – e assim se apresentava Pedro de Castro a dar os primeiros passos em palcos nacionais e internacionais ao lado da sua maior referência. 30 anos volvidos e Pedro de Castro é hoje um dos mais carismáticos guitarristas portugueses. Bernardo Couto e Luís Guerreiro são amigos de sempre e como a agitação dos dias os faz tocar muitas vezes separados, quando se juntam a festa é certa.

Neste concerto no Grande Auditório do CCB, Pedro de Castro apresenta um disco instrumental – editado pela Museu do Fado Discos – no qual reúne temas dos grandes nomes da composição para Guitarra Portuguesa a quem o guitarrista presta homenagem. As violas de fado de André Ramos e Jaime Santos são companhia assídua e a viola-baixo de Francisco Gaspar também – no disco e em palco. A guitarra clássica de Artur Caldeira junta-se com a mestria que caracteriza o músico de Braga.

Para Pedro de Castro, uma pequena festa pode ser uma grande festa. Quando pensou na apresentação deste disco surgiram várias ideias: “e se convidássemos o Couto e o Guerreiro?”. A gargalhada habitual invadiu o telefonema e assim nasceu este concerto entre amigos. Silêncio que vai começar o festim.

Fotografias: José Frade / Egeac

Co-produção: Museu do Fado / Egeac e CCB

Este concerto é transmitido em live streaming na plataforma BOL.

Pode assistir online desde as 21h de 9 de Dezembro até às 23:59h de 11 de Dezembro. Bilhetes para o streaming aqui