Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Presencial e online

Nostalgia e Utopia - Manuel João Vieira

Entrada livre, com lotação limitada e sujeita a levantamento de bilhetes nos dias 24 e 25 de Abril, no Cinema São Jorge. No dia 24 de abril a bilheteira estará aberta das 10h às 13h e no dia 25 de abril das 10h até ao início do concerto.

--

Este concerto é, entre outras coisas, o deambular por fados e canções que descrevem os mesmos temas e ambientes, cantados antes e depois do 25 de abril, abordando os seus contrastes, evocando as suas diferenças e semelhanças. É uma reflexão sobre o que é e foi esta data e as emoções e património que representa.

É composto, por um lado, de músicas dos grandes cantores de protesto e, por outro, de fados revolucionários ou anteriores. Haverá ainda oportunidade de revisitar temas do nacional cançonetismo, juntando também canções originais que retomam, de uma forma mais contemporânea, a canção de intervenção – ou que a parodiam, num jogo surrealista muito particular, entre a ironia pós-25 de novembro e as recordações, por um lado, de uma utopia dourada libertária e, por outro, dos mitos do Portugal Salazarista.

 

Conceção, voz, guitarra e bandolim: Manuel João Vieira
Contrabaixo: Carlos Barreto
Piano: Fausto Ferreira
Bateria: Alexandre Frazão
Guitarra portuguesa: Arménio Melo
Viola: Vital Assunção
Trompete: Nuno Reis
Convidado especial (coros e harmónica): Francisco Ferro
Produção executiva: Rui Miguel Abreu – Produções Musicais

Foto: Luis Carvalhal / Museu do Fado

Iniciativa: EGEAC/ Programação em Espaço Público, Museu do Fado e Museu do Aljube