Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Centenário Amália Rodrigues

Concerto

Numa iniciativa da CML e da EGEAC, no âmbito do Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues, foi criado de raiz o espetáculo "No Tempo das Cerejas" pensado para homenagear a diva do Fado.

Convidaram-se três dos mais aclamados fadistas da atualidade - Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro - aos quais se juntaram a Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro, e um trio de fado composto por José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola de fado e Daniel Pinto na viola-baixo. Pelo palco passaram ainda Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Mário Laginha no piano e Ricardo Toscano no saxofone.

Durante cerca de duas horas com as orquestrações de três grandes compositores portugueses actuais - Filipe Raposo, Mário Laginha e Pedro Moreira - recordaram-se os fados tradicionais, as canções orquestradas de Frederico Valério, os grandes poetas – David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, entre outros - e a parceria com Alain Oulman.

A gravação pela RTP é uma forma de registar este concerto único, no Castelo de São Jorge, que dificilmente se repetirá, e de o fazer chegar a um público vasto, um pouco por todo o mundo.


Com Ricardo Ribeiro, Camané e Ana Moura, acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Direcção de orquestra Maestro Rui Pinheiro

Direcção artística Luís Varatojo

Arranjos Pedro Moreira, Filipe Raposo, Mário Laginha

Trio de Fado José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola de fado) e Daniel Pinto (viola baixo)

Convidados Ricardo Toscano (saxofone), Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Mário Laginha (piano)

Produção CML| EGEAC – Gabinete de Programação em Espaço Público e Museu do Fado