Maja Milinkovic

Kaftan D'Alma

Maja Milinkovic apresenta o seu novo disco «Kaftan d'Alma» no dia 14 de Outubro, pelas 19h00, no auditório do Museu do Fado.

Neste novo trabalho discográfico, editado com o apoio do Museu do Fado, a fadista Maja convida-nos a vestir o kaftan da alma e a sentir a vida com as cores e emoções que nos proporciona, através da interpretação de temas originais e tradicionais, na habitual viagem entre Portugal (Fado) e os Balcãs (Sevdalinka).

Além de intérprete, Maja é autora (letra e música) de 5 temas neste seu «Kaftan D’Alma» e também assina uma letra em bósnio para o Fado Bacalhau (tradicional).

O alinhamento deste novo disco integra ainda duas Sevdalinkas e “Com que voz”, tema do repertório de Amália Rodrigues, numa reiterada e indispensável homenagem à Voz responsável pela sua paixão pelo Fado.

Neste concerto Maja é acompanhada por Luís Coelho na guitarra portuguesa, Carlos Viçoso na viola de fado e Carlos Menezes no contrabaixo.

_____

O cafetã/kaftan (uma espécie de túnica comprida, de origem asiática e milenar, usada por homens e mulheres de diversas culturas em todo o mundo) representa simbolicamente as “vestes” da alma bordadas com os mais finos fios de seda (melodias, harmonias e versos), trajes que de alguma forma refletem a própria natureza da alma. O novo trabalho de Maja veste-nos a alma de esperança («Não te rendas»), convida-nos à conexão com o nosso planeta («Suša»), à procura/revelação dos segredos da vida («Mistério») ou, por exemplo, ao desprendimento, à total libertação material («Ajde Jano»).