Há Fado no Cais

José Manuel Neto

José Manuel Neto prepara-se para lançar o seu novo disco, Madrepérolas. O concerto de apresentação reúne alguns dos músicos com quem partilha mais de 30 anos de cumplicidade artística, bem como convidados especiais que participaram neste novo registo — o segundo em nome próprio, depois de Tons de Lisboa, editado pela Museu do Fado Discos.

Madrepérolas é uma viagem pela pluralidade de linguagens e possibilidades da guitarra portuguesa. Do fado tradicional à experimentação com outros géneros, o concerto propõe um olhar contemporâneo sobre o instrumento, sem nunca quebrar o fio que o liga à sua matriz identitária. No alinhamento, temas originais de José Manuel Neto, Tiago Oliveira, Carlos Manuel Proença e António Chainho — músicos de diferentes gerações e geografias musicais que têm contribuído para o alargamento do repertório solístico da guitarra.

Num registo que alia o virtuosismo a uma sensibilidade rara, José Manuel Neto afirma-se como um dos grandes nomes da guitarra portuguesa, capaz de preservar a sua raiz e, ao mesmo tempo, fazê-la soar em novas paisagens. Madrepérolas é, assim, um tributo ao que nasce do tempo, do silêncio e da escuta – tal como o nome sugere – e uma celebração da criatividade que transforma a tradição em movimento.

Fotografia: Rita Carmo