José Manuel Barreto - Fados

No próximo dia 27 de Setembro, o Museu do Fado acolhe uma apresentação do último álbum de José Manuel Barreto, intitulado Fados. Após Amor Presente (1988) e Fado de Santa Luzia (2001) Fados é o terceiro álbum a solo do fadista e é editado pela iPlay. O novo álbum inclui fados de João Ferreira Rosa, Jorge Fernando, Marco Oliveira, Mário Laginha e Custódio Castelo.



Nascido no Barreiro, em 31 de Dezembro de 1943, José Manuel Barreto começou a cantar em público com cerca de 11 anos de idade. Aos 13 anos, tornou-se artista exclusivo do programa Cliper Musical, o que lhe propiciou a oportunidade de conviver com grandes nomes da canção nacional, como Tristão da Silva, Max, Maria de Lurdes Resende, Carlos Ramos e Rui de Mascarenhas. Embora só tenha assumido em pleno a carreira de fadista em idade madura, estava predestinado a cantar o fado. 

O seu primeiro disco, Amor Presente, foi lançado em 1988, com produção musical de Luís Pedro Fonseca. Pouco tempo depois, começou a actuar como fadista profissional na já encerrada casa Nove e Tal, onde cantavam Teresa Tarouca e Nuno da Câmara Pereira. Em 1995, grava dois temas – “O Palhaço” e “Carta ao Vento” – editados na Antologia do Mais Triste Fado, de que participam outros 15 fadistas de grande reconhecimento, entre eles, Fernando Maurício, Manuel de Almeida, Rodrigo, Argentina Santos e Beatriz da Conceição. Em 2001, edita o seu segundo disco a solo, Fado de Santa Luzia. 

Desde 1994, quando o Cube do Fado foi inaugurado, participa regularmente do elenco da casa, onde actua até hoje. Também podemos ouvi-lo aos domingos no Velho Pátio de Santana e, de tempos em tempos, em outras casas de renome como convidado.  

José Manuel Barreto participou recentemente no espetáculo Sombras, encenado por Ricardo Pais.