João Chora

25 Anos, 25 Fados
JOÃO CHORA

O Museu do Fado apresenta um concerto de João Chora, no dia 28 de Fevereiro, às 19h00. 
Fadista do ribatejo, João Chora celebrou em 2012 vinte e cinco anos de carreira e são estes anos de fado que serão celebrados neste concerto, na companhia de Custódio Castelo e Fernando Maia



Bio
Natural da Chamusca, em pleno coração do Ribatejo, começa de muito novo o contacto com a música no coro da igreja. É ao piano, o seu primeiro instrumento eleito, que compõe as suas primeiras canções para apresentação em alguns festivais da região e se estreia no teatro de revista. Integrou ainda, antes de chegar ao Fado, um grupo de baile e também de música popular portuguesa. Em tertúlias de amigos foi descobrindo o gosto pela Canção Nacional começando a cantar o Fado, acompanhando-se à viola. Começa então toda uma aprendizagem que o leva às grandes casas de Fado de Lisboa onde conhece e se torna conhecido dos grandes intérpretes e músicos. Graças ao seu estilo muito peculiar, com uma voz melodiosa, redonda e quente, João Chora dá voz ao fado romântico da sedução, do arrebatamento e da paixão, não esquecendo o Tejo e a Lezíria que o viram nascer. 
As atuações a nível Nacional são uma constante, destacando-se a nível Internacional espetáculos em Macau e Hong-Kong, E.U.A., Canadá, Brasil, Cabo Verde, Holanda (sete concertos), Suíça, França, Polónia e Espanha. A sua discografia conta com sete trabalhos editados, quatro deles a solo, com produção de José Cid e Custódio Castelo. João Chora, uma voz tranquila que canta o nosso sentir, um Homem do Ribatejo que fala o falar do Fado.