Francisco Salvação Barreto | Horas da Vida

20 Nov, terça-feira

São Luiz Teatro Municipal
Sala Bernardo Sasseti

Entrada livre, no limite da lotação da sala.

Foto: © Luis Carvalhal / Museu do Fado

Para o grande público, Francisco Salvação Barreto tem sido um dos segredos mais bem guardados do Fado. Começou a cantar jovem entre família e amigos e, naturalmente, o Fado passa a fazer parte da sua vida. Atua em casas de fado (atualmente integra o elenco do Sr. Vinho) e em vários espetáculos em Portugal e no estrangeiro. É profundamente marcado pelo fado tradicional. Este é o concerto de apresentação do seu primeiro álbum – “Horas da Vida”, editado pela label Museu do Fado Discos – com Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo.

Nas palavras de Camané, que assina a direção de voz, “o seu estilo, autêntico, impôs-se na sua maneira de cantar. Durante anos, amadureceu nas casas de fado e no contacto com outros fadistas. Foi esta a sua escola. Hoje,
a sua maturidade revela-se no modo como consegue recriar os andamentos dos fados tradicionais. Com um ritmo mais rápido, mas sem nunca perder o sentido da palavra e a força de um registo emocional. (…) Este é o primeiro disco, mas não é o disco de um principiante”.