Festival de Fado de Nova Iorque

Nova Iorque acolhe o primeiro Festival de Fado da cidade, de 24 a 26 de Fevereiro. Contará com um concerto de Gisela João, uma actuação do duo Beatbombers, a exibição de um filme, uma palestra e uma exposição.

A exposição FADO, produzida pelo Museu do Fado por ocasião da candidatura à "Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade" (UNESCO), é consagrada à história do Fado, desde a sua génese na Lisboa oitocentista à actualidade. Poderá ser visitada no Schimmel Center, em Manhattan.

Gisela João atua no dia 25 de fevereiro, no Schimmel Center, marcando a sua primeira presença em Nova Iorque, e será acompanhada por Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Nelson Aleixo, na guitarra, e Francisco Gaspar, na viola baixo.

O concerto será antecedido de uma palestra com a investigadora Lila Ellen Gray, da Universidade Dickinson College, da Pensilvânia, e por uma actuação de um trio de fado.

O festival tem início no dia 24 de Fevereiro, no Sport Clube Português em Newark, com a exibição do filme Fado, história de uma cantadeira.
Estreado em 1948, o filme de Perdigão Queiroga tem Amália Rodrigues como protagonista e conta com a participação de actores como Vasco Santana e Virgílio Teixeira.

O festival termina dois dias depois, a 26 de Fevereiro, com uma actuação do duo Beatbombers, constituído pelos DJs Ride e Stereossauro, no conhecido Joe's Pub, em Manhattan.

Mais informações em: http://fadofestival.net/