Festival de Fado de Maputo

Maputo é a cidade escolhida para 12ª edição do Festival Internacional de Fado que irá decorrer nos dias 17 e 18 de Junho de 2022. Pela esta primeira edição em terras Moçambicanas irá receber no dia 17 de Junho a Katia Guerreiro no Cine-Teatro Scala e dia 18 Junho recebe o Hélder Moutinho na Escola Portuguesa de Moçambique.

Em 2020, Moçambique recebeu o festival no formato híbrido, e contou com a presença de Fábia Rebordão, Cuca Roseta e Sara Correia. O Festival de Fado é um evento internacional que se realiza em dezassete cidades dos quatro continentes do mundo: Europa, África, América Latina e Ásia. Sob o mote “O Fado e o Mar”, este ano o festival recebe dois artistas de renome portugueses, Katia Guerreiro e Hélder Moutinho.

O programa cultural foi integrado no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, estando prevista a atuação da Katia Guerreiro no emblemático Cine-Scala, no coração da cidade de Maputo, no dia 17 de Junho. O Artista Hélder Moutinho actuará na Escola Portuguesa de Moçambique, no dia 18 de Junho.

Esta iniciativa cultural conta com o apoio institucional de várias entidades portuguesas, entre as quais se destacam a Presidência da República Portuguesa, Embaixada de Portugal em Maputo, Museu do Fado, Turismo de Portugal e Instituto Camões em Maputo.

Prevê-se a oferta de um programa apelativo e um cartaz de luxo que, para além dos concertos, inclui um workshop, exposição, cinema e conferência sobre o Fado.

De referir que este projeto se dedica não só à comunidade portuguesa residente em Moçambique mas, especialmente, aos moçambicanos apreciadores deste estilo musical, considerado património da Humanidade. Os bilhetes estarão à venda no início do mês de junho, em data a anunciar, no Cine-Scala em Maputo.

Festival Fado Maputo

18h00 - Exibição do Filme "Fado"

19h00 - Katia Guerreiro - Cine - Teatro Scala

12h00 às 19h00 -Exposição "O Fado e o Mar" - Escola Portuguesa de Moçambique