Fado - Um Património Vivo

Os CTT e o Museu do Fado apresentam o livro Fado – Um Património Vivo, de Ruy Vieira Nery, um percurso pela história e cultura do Fado. A edição inclui os selos das duas emissões filatélicas dedicadas a alguns dos maiores intérpretes do Fado, lançadas em 2011 e este ano.

A edição é apresentada no dia 9 de Novembro, no Museu do Fado, às 18.30, numa sessão acompanhada por Ricardo Parreira e Marco Oliveira.

A obra, dedicada pelo autor a Carlos do Carmo, “símbolo de tradição e inovação no património do fado”, divide-se em duas partes: “Percurso histórico” e “Reportório e prática performativa”. Na primeira parte, descreve-se o caminho do Fado, desde as primeiras descrições do género poético e musical no início do seculo XIX à atualidade, atravessando o fim da monarquia, a República, o Estado Novo, o fim da ditadura, o pós-revolução de 1974 e os anos 90.

O livro é ilustrado com fotografias dos espólios do Museu do Fado, Arquivo Fotográfico DEP do Partido Comunista Português, Arquivo Municipal de Lisboa – Arquivo Fotográfico, Biblioteca Nacional, Casa do Artista, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Diario de Notícias, Hemeroteca Municipal de Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, Montepio Geral, Museu da Cidade, e Sociedade Portuguesa de Autores, entre outras dezenas de intérpretes, compositores, músicos e outras personalidades ligadas ao Fado.