Azul Alvim
Data
29 maio, 2013
Preços
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
No dia 29 de Maio, às 21h30, o Museu do Fado recebe a apresentação de Azul Alvim, um documentário com a chancela RTP dedicado à vida e carreira de Fernando Alvim. Idealizado por Margarida Mercês de Mello, Azul Alvim constitui uma entrevista de vida com o músico de formação clássica (violoncelo e guitarra) que, aos 14 anos, viu Amália no Café Luso e decidiu dedicar a sua vida ao Fado, a par do Jazz, da Bossa Nova, do Rock e de outros géneros musicais.
Versátil mas discreto, Rui Veloso chamou-lhe a “sombra” e outros “herói oculto” e “almofada discreta”. Para Tiago Torres da Silva, Fernando Alvim é “sempre o que discretamente desaparecia, o que brilhantemente acompanhava, o que secretamente se apagava, quando as palmas ecoavam.” E Rui Vieira Nery considera-o o “alicerce sobre o qual as coisas mais extraordinárias se podem construir”. Como as cumplicidades, musicais e pessoais, e as harmonias que criou com Carlos Paredes.
Em 2009, uma doença muito grave levou-o a retirar-se temporariamente. Dedicou-se então finalmente à composição de temas, entre os quais os 35 “fados e canções”, gravados com os melhores artistas de várias gerações: Camané, Carlos do Carmo, Carminho, Rui Veloso, Ana Moura, Ricardo Ribeiro, Cristina Branco, António Zambujo, Rodrigo, Pedro Moutinho, Diogo Clemente, Marco Rodrigues, André Moreira, Gisela João, Jon Luz, Celina da Piedade, Vitorino, Rão Kiao, Yami, Pedro Jóia, Bernardo Couto, Carlos Manuel Proença e José Manuel Neto e muitos outros.
Rui Vieira Nery não tem dúvidas em classificar “Fados e as Canções do Alvim” como “um dos mais espantosos álbuns de originais da Música portuguesa dos últimos anos … faceta escondida de um compositor inspiradíssimo”.
Este é o pretexto para registarmos as tantas memórias de 50 anos de atividade de Fernando Alvim.
Bem como o que nunca ninguém mostrou até hoje: imagens inéditas da infância e da família e os testemunhos de quem o conhece bem: Ana Moura, António Chaínho, António Zambujo, Camané, Carlos do Carmo, Fafá de Belém, Hélder Moutinho, o engenheiro de som Hugo Andrade, José Jorge Letria, o realizador Luiz Andrade, Pedro Caldeira Cabral, Ricardo Toscano, Rui Veloso, Rui Vieira Nery, Tiago Torres da Silva, D. Vicente da Câmara.
Com a chancela RTP, Azul Alvim foi realizado por João Paulo Valente, tem produção de Mariana Almada Guerra e autoria, guião, seleção musical e apresentação de Margarida Mercês de Mello.