Ao utilizar este site, concorda com o uso de cookies de acordo com a nossa Política de Cookies.

concordo

Amália - A Voz Maior que o Fado | Há Fado no Cais

NOTA: Face ao anúncio das actuais medidas de combate à pandemia de COVID-19, os horários dos equipamentos culturais sofreram alterações. Assim, este concerto inicialmente marcado para as 21h, foi antecipado para as 19h. Os bilhetes adquiridos são válidos para o novo horário. Para mais informações, entre em contato com a bilheteira do Centro Cultural de Belém através do e-mail bilheteiraccb@ccb.pt ou do número de telefone 213 612 627. 

 

Amália: «pancada alta, braço peludo, pelo na venta, lume no olho, era o que se dizia da mítica Severa. Eu não era nada assim!» E nunca foi. «Exprimir a Alma Nacional, eu? Eu só exprimo a minha Alma.» Das ruas estreitas aos grandes palcos para seduzir o mundo inteiro. O preto e os olhos fechados, para que se ouvisse aquela Voz. Emoção pura. Fados tradicionais, cantora ibérica, mezzo-soprano e actriz dramática. Grandes poetas. Ela própria, Homem de Mello, Mourão Ferreira, Alegre, O’Neill,  Camões. E os  filhos que ela deixou! Alguns deles estarão aqui hoje para prolongar «a universalidade do seu grito e do seu sorriso». O CCB convidou-me para organizar as luzes e as sombras deste espectáculo. Era o que faltava eu dizer não.         

João Botelho


FICHA TÉCNICA

Encenação João Botelho
Arranjos musicais Daniel Bernardes
Desenho de luz Rui Seabra
Desenho de vídeo Eduardo Cunha
Coordenação de figurinos Blue

Narrador Pedro Inês

Com Ana Quintans, Camané, Carlos Manuel Proença, Gaspar Varela, José Manuel Neto, Luz Casal, Mário Laginha, Paulo Paz, Ricardo Ribeiro

Quarteto de Cordas Ana Pereira, Joana Cipriano, Nuno Abreu, Tomás Soares

 

Co-produção: CCB e Museu do Fado / Egeac