A Minha Primeira Amália

No próximo dia 29 de Novembro às 18h30, o Museu do Fado acolhe o lançamento do livro infantil A Minha Primeira Amália, onde Maria do Rosário Pedreira conta aos mais novos quem foi Amália Rodrigues, a diva que deu a conhecer o fado ao mundo. A edição da D. Quixote é ilustrada por João Fazenda


«No final de 2011, o fado – a canção mais portuguesa de todas as canções – foi reconhecido como Património Imaterial da Humanidade.» Assim começa o livro infantil A Minha Primeira Amália, que dá a conhecer aos mais novos a vida de Amália Rodrigues, a brilhante fadista que levou a cultura e a alma nacionais pelo mundo fora. 

Amália Rodrigues nasceu em Lisboa em 1920, oriunda de uma família modesta, e morreu em 1999, também em Lisboa, depois de ter conquistado fama internacional. Esta cantora invulgarmente brilhante reunia em si tudo aquilo que é necessário para se ser um bom artista: talento, sensibilidade, inteligência e capacidade de trabalho. Muitos consideram que foi a sua voz que levou a cultura e a alma nacionais pelo mundo fora e que o fado não seria hoje Património da Humanidade sem a sua decisiva contribuição. 


Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa e foi professora de Português e Francês durante cinco anos, actividade que a influenciou decisivamente a escrever para jovens. Ingressou posteriormente na carreira editorial, tendo desempenhado, desde 1987, as funções de assistente editorial, directora de publicações, redactora e editora, cargo que actualmente ocupa. Enquanto escritora, trabalha em três vertentes — a literatura juvenil, a ficção e a poesia —, tendo recebido vários prémios literários.
João Fazenda nasceu em Lisboa em 1979. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, o seu trabalho divide-se entre a ilustração, a animação, a banda desenhada e a pintura. Colaborou com diversos jornais e revistas nacionais e ilustrou também para livros infantis, cartazes de cinema e capas de discos.