A Maior Casa de Fados do Mundo
Data
27 novembro, 2014
Até
29 novembro, 2014
Concerto de Mariza, após longa ausência dos palcos lisboetas, decorre dia 29 de Novembro
Time Out Mercado da Ribeira recebe o maior evento de comemoração do Fado
Nos dias 27, 28 e 29 de Novembro o espaço Time Out Mercado da Ribeira irá receber o maior evento de comemoração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, que traz a sua embaixadora Mariza de regresso a um palco Lisboeta.
O Museu do Fado e a Time Out juntaram-se para celebrar de um modo especial o terceiro aniversário da consagração do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Durante três dias – 27,28 e 29 de Novembro -, o espaço Time Out Mercado da Ribeira vai transformar-se n’A Maior Casa de Fados do Mundo, um evento que deverá passar a acontecer anualmente.
A fadista Mariza – Embaixadora da candidatura do Fado à UNESCO – foi convidada para a curadoria desta primeira edição e idealizou uma casa de fados especial com um programa de concertos, onde Camané, António Zambujo e a própria Mariza, com os seus convidados, prestam homenagem às raízes deste estilo musical, numa perspectiva de permanente abertura ao Mundo.
O palco desta celebração estará em pleno foodcourt do espaço Time Out Mercado da Ribeira, que terá 11 metros de comprimento e 6 de largura, para receber Camané e David Fonseca no dia 27 de Novembro e António Zambujo com Virgem Suta numa homenagem a Max no dia 28 de Novembro, em concertos de entrada livre.
A curadora do evento, Mariza, também actuará neste palco especial, encerrando o festival no sábado, dia 29 de Novembro pelas 21h30 na companhia de Jorge Fernando e Miguel Gameiro. A entrada para este concerto terá um custo de 30€. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline.
À festa junta-se ainda a Tasca do Chico, que no dia 29, pelas 15h00, vai animar o Mercado com Fados e Desgarradas, recriando as Verbenas lisboetas do início do Século.
Uma co-produção do Museu do Fado e da Time Out, a Maior Casa de Fados do Mundo conta também com o patrocínio do Montepio e da EDP que têm assumido um forte apoio, como mecenas, nas novas gerações do Fado.
No fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro, ainda no âmbito das comemorações, o Museu do Fado tem entrada livre e os visitantes serão surpreendidos, ao longo dos dois dias, com actuações informais dos alunos da Escola de Guitarra do Museu.
Enquadramento
Museu do Fado
Inteiramente consagrado ao universo da canção urbana de Lisboa, o MUSEU DO FADO abriu as suas portas ao público em 1998. Casa-mãe da Candidatura do Fado junto da UNESCO, o Museu tem vindo a implementar, em articulação com a comunidade artística e académica, as acções previstas no Plano de Salvaguarda constante da Candidatura que se estrutura em torno de cinco eixos estratégicos: Rede de Arquivos, Arquivo Sonoro Digital, Programa Educativo, Plano de Edições e Roteiros de Fado. Saiba mais em: www.museudofado.pt
Enquadramento
Time Out Mercado da Ribeira
A mesma equipa que fundou a Time Out Lisboa revitalizou o Mercado da Ribeira através de um conceito original que pretende fundir a actividade tradicional do mercado, mantendo o seu carácter genuíno, com actividades radicalmente diferentes de cultura, lazer, comércio e gastronomia.
Inspirado naquilo que faz a própria Time Out Lisboa, em formato revista, este projecto quer reunir aquilo que de melhor a cidade tem para oferecer. Gastronomia, músicos, artistas, restaurantes, chefs, produtos e até indicações turísticas. Em resumo uma revista a três dimensões.