Valeu a Pena

Tributo a MARIA DA FÉ

Com António Zambujo, Camané, Duarte, Francisco Salvação Barreto
José Manuel Neto, guitarra portuguesa; Carlos Manuel Proença, viola de fado; Paulo Paz, baixo

No palco do Teatro São Luiz, António Zambujo, Camané, Duarte e Francisco Salvação Barreto, algumas das grandes vozes masculinas do Fado, prestam homenagem a Maria da Fé, criadora de inúmeros temas que se enraizaram na história do Fado e no nosso imaginário coletivo. Nascida no Porto, transformou-se numa das mais importantes artistas da sua geração, uma personalidade central da história do Fado, com um contributo decisivo para a consagração do género na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Somou atuações no teatro, no cinema e na televisão apresentando-se em concertos, ao longo de décadas sucessivas, nos grandes palcos do mundo. Artista maior da história do Fado e criadora de um repertório absolutamente singular, Maria da Fé fez também da sua casa de fados, o Senhor Vinho, um palco privilegiado para a formação de sucessivas gerações de fadistas. No ambiente intimista desta casa que fundou, em 1975, com José Luís Gordo e António Mello Corrêa, cresceram grandes vozes do Fado como Mariza, Camané, Aldina Duarte, Ana Moura, António Zambujo, Duarte, Francisco Salvação Barreto, Gisela João, Jorge Fernando, Sara Paixão, entre tantos outros artistas extraordinários.

Produção: Museu do Fado

Foto: ©EGEAC – Teatro São Luiz, Estelle Valente