RTP 1 | 2 Maio | 14:15

Documentário Musical

2 Maio . 14h15 . RTP 1

Coprodução: CML- Egeac|Museu do Fado, RTP e Zerkalo

Para um fadista tudo começa na Casa de Fados, espaço vivo de aprendizagem, transmissão e fruição cultural do Fado e da Guitarra Portuguesa. É ali que recebe os ensinamentos dos mais antigos. É ali que aprende a conhecer os repertórios poéticos, as melodias e o legado dos grandes pilares da tradição fadista. É lá que cresce, enquanto artista, para passar a integrar, em nome próprio, uma herança colectiva que conta com uma história aproximada de dois séculos e se assume, ainda hoje, em pleno século XXI, como um património vivo e universal.

Neste documentário musical trazemos a magia das casas de fado para a rua. À porta destes espaços culturais emblemáticos de Lisboa, 12 fadistas que representam essas mesmas casas de fado, levam o Património Imaterial da Humanidade a todos os portugueses.

O périplo começa na Mesa de Frades e prossegue por vários bairros de Lisboa com a Adega Machado, A Parrerinha de Alfama, A Severa, Adega Machado, Café Luso, Casa de Linhares, Clube de Fado, Maria da Mouraria, O Faia, Páteo de Alfama e Senhor Vinho, terminando no Museu do Fado.

Este sábado, na RTP 1, pelas 14h15.