17 maio, 2024
CML inaugura Rua João Pedro Grácio
Lisboa tem agora a Rua João Pedro Grácio no Parque das Nações!
Mestre e patriarca de uma grande família de guitarreiros, cinco dos doze filhos de João Pedro Grácio (1872-1962) foram construtores de instrumentos musicais. Fundou a sua oficina na Rua da Boavista em 1890 e alguns dos seus instrumentos foram premiados na Exposição Universal de Paris em 1900. Em 1922 restabelece na capital a Guitarraria Leiriense, no Largo de S. Martinho, oficina que fora fundada no início do século por João R. Rosa e atraía músicos de renome como Armando Augusto Freire, Armandinho, Luís Carlos da Silva, Petrolino e, mais tarde, Artur Paredes, Francisco Menano, entre muitos outros.
Foi na Guitarraria Leiriense que os filhos de João Pedro Grácio - João Pedro, Joaquim, José Pedro, Manuel, Ulisses e Victor - se iniciaram na arte, aperfeiçoando a construção do instrumento em diálogo constante com músicos de várias gerações.
A Rua João Pedro Grácio é uma justíssima homenagem da Câmara Municipal de Lisboa à memória do artesão, referência incontornável na história da guitarra portuguesa e do Fado.
Foto: ©Manuel Rodrigues Levita | CML