À Procura de um Fado

1 março, 2010 a 30 abril, 2010

Em Março e Abril de 2010, numa parceria com o Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Museu do Fado prestou homenagem ao poeta e compositor de fados de Coimbra  - Francisco de Vasconcelos.

Sob o título À Procura de Um Fado incluíram-se uma mostra fotográfica, de autoria de Olívia da Silva (Directora do DAI – ESMAE), e um documentário, realizado por Jorge Campos (Director do Laboratório Multimédia da ESMAE), evocativos da vida e obra de Francisco de Vasconcelos.

Francisco Manuel Vieira de Sousa e Vasconcelos nasceu em Celeirós do Douro, concelho de Sabrosa, a 27 de Agosto de 1936. Os estudos levam-no ao Liceu D. Manuel II (Porto) onde funda a publicação “O Mensageiro” e à Universidade de Coimbra (1954) onde inicia o seu percurso como guitarrista.

No início da década de setenta publica “O perfil e a madrugada” e, em 1974 com residência em Sintra, mantém ligações ao construtor de guitarras Gilberto Grácio (Cacém) e inicia com alguns antigos alunos da Universidade de Coimbra o “Grupo do Vasconcelos”. Este grupo daria mais tarde origem ao Grupo Serenata de Coimbra que editou 3 discos.

Quando em finais dos anos noventa sofre um acidente vascular cerebral centra a sua recuperação na guitarra portuguesa e na amizade dos antigos estudantes reencontrando a palavra, a escrita e a música.

A sua obra poética foi acrescentada recentemente com o livro “Poemas Brancos” e a sua obra musical está reunida no duplo CD “Coimbra, o Fado, e eu”. Estes títulos e a obra biográfica “À procura de um Fado” fazem parte do programa de homenagem que lhe foi dedicado na XI Grande Noite de Fado Académico (Porto, Nov.2009) e que cumpriu, em 2010, uma itinerância nacional.