Com Rui Vieira Nery

Coordenação: Rui Vieira Nery

15, 22 e 29 Novembro e 6 Dezembro
Quarta-feira, 19h – 20h30

Um percurso histórico pelo desenvolvimento do Fado ao longo dos últimos dois séculos. Dos primeiros testemunhos da sua prática inicial como dança cantada no Brasil colonial à sua chegada a Lisboa, na década de 1820. Do seu enraizamento nos bairros pobres ribeirinhos e nas hortas e retiros da cintura agrícola de Lisboa à sua expansão aos palcos dos teatros da capital e ao circuito boémio estudantil de Coimbra. Da sua associação ao movimento operário nascente como canção de protesto à sua difusão pelos salões da burguesia urbana. Da emergência do disco ao impacto da mobilização militar para a I Grande Guerra e ao aparecimento dos primeiros espaços de profissionalização dos fadistas nos cafés, cervejarias, teatros, cinemas e salões de baile lisboetas. Do seu enquadramento pela censura do Estado Novo ao nascimento e expansão da Rádio. Do estabelecimento da rede das Casas de Fado à procura de tipicidade face ao crescimento do Turismo no pós-guerra. Da sua internacionalização através da carreira de Amália Rodrigues à sua renovação poético-musical associada a Amália e Carlos do Carmo. Da hostilidade antifadista do pós-25 de abril às experiências de cross over dos nos 80 e 90. Da entrada no circuito da World Music à consagração pela UNESCO. Pelo caminho falaremos dos grandes fadistas, dos mais relevantes compositores e dos poetas, e da evolução das formas poético-musicais, dos modelos de acompanhamento instrumental e dos espaços performativos.

RUI VIEIRA NERY

Nascido em 1957, é Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e Doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin. É presentemente Professor Associado da Universidade Nova de Lisboa e Consultor do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, na qual foi durante anos Diretor do Programa Cultura. Como historiador cultural e musicólogo, é autor de uma vasta bibliografia e desenvolve uma intensa atividade como conferencista em instituições académicas e culturais em Portugal, em vários países europeus, no Brasil e nos Estados Unidos. É autor de várias obras de referência sobre a História do Fado, como destaque para Para uma História do Fado, e presidiu à Comissão Científica da candidatura do género à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO). É membro das Academias das Ciências de Lisboa, Portuguesa da História, Nacional de Belas-Artes e de Marinha, bem como do PEN Clube de Portugal e do Brasil e do Parlamento Cultural Europeu. Recebeu, entre outras distinções, a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, o Prémio Universidade de Coimbra e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores.

Foto: ©Rodrigo de Sousa