Museu do Fado
siga-nos em:
Personalidades
 
Luisa Rocha
( )
O fado de Luísa Rocha é também, por tudo isto, brutalmente honesto. Saem-lhe transparentes as palavras ditas. Inteiras e plenas de significado. Com a solidez de quem trilha um caminho novo, pela simples razão de trazer consigo o mais genuíno encantamento pelo passado.

O fado de Luísa Rocha tem esta serenidade. Cresceu em terreno firme, ao longo de uma década, com a humildade segura e consciente de quem sabe colher os ensinamentos dos velhos mestres e apreendê-los lucidamente sem nunca ceder à tentação da imitação fácil.

A intransigência na selecção do repertório e o respeito severo pela tradição de que é herdeira são, aliás, outras das qualidades que dificilmente encontramos e que encontramos no fado de Luísa Rocha.

Nele se combinam a austeridade do tradicional e o arrebatamento apaixonado de quem compreendeu – há muito – a essência do que canta. Esta maturidade artística de Luísa Rocha forjou-se há quase uma década, na solidez dos ensinamentos do Rei do Fado Menor, António Rocha, na escola do Museu do Fado e aprimorou-se, depois, no Marquês da Sé da grande Alexandra. Bebeu da experiência do grande palco e continuou crescendo ao revisitar a figura de Ercília Costa no cinema. A maturidade de Luísa é sabedora das histórias colhidas a Fontes Rocha no quotidiano vivido nas casas de fado. E deixa-se entretecer também na cumplicidade dos mais novos, como o atesta o tributo fundamental de Carlos Manuel Proença.

O fado de Luísa Rocha é também, por tudo isto, brutalmente honesto. Saem-lhe transparentes as palavras ditas. Inteiras e plenas de significado. Com a solidez de quem trilha um caminho novo, pela simples razão de trazer consigo o mais genuíno encantamento pelo passado.Neste momento Luísa Rocha faz parte do elenco de uma das mais prestigiadas casas de Fado de Lisboa, Casa de Linhares, Restaurante Bacalhau de Molho.

Sara Pereira, Booklet do CD “Uma Noite de Amor”, David Ferreira Investidas Culturais, 2011

Última actualização: Setembro / 2012

stqqssd
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31